Todos a Portsmouth outra vez na Louis Vuitton America’s Cup World Series

O príncipe Filipe e os duque e duquesa de Cambridge são os convidados especiais no 3.º evento da Louis Vuitton America’s Cup World Series 2016, em Portsmouth, de 22 a 24 de Julho.

Emirates Team New Zeland
Fotogaleria
Emirates Team New Zeland Ricardo Pinto
Fotogaleria
Land Rover BAR Ricardo Pinto
Fotogaleria
Oracle Team USA Ricardo Pinto
Fotogaleria
A equioa do Emirates Team new Zeland Gilles Martin-Raget
Fotogaleria
O público em Portsmouth em 2015 Gilles Martin-Raget
Fotogaleria
Frota em Portsmouth em 2015 Gilles Martin-Raget

A histórica cidade marítima de Portsmouth, Inglaterra, acolhe novamente um dos eventos da Louis Vuitton America’s Cup World Series, depois de ter sido sede do arranque da série em 2015 e ser a base da equipa inglesa Land Rover Ben Ainslie Racing, liderada pelo mais aclamado velejador olímpico de todos os tempos, sir Ben Ainslie, tetracampeão olímpico. Há um ano o skipper inglês dominou a frota de catamarãs AC45 e espera repetir o resultado este ano também, especialmente por contar apenas 10 pontos de défice em relação ao líder na classificação geral, Emirates Team New Zealand, e em situação de empate de pontos com o Oracle Team USA, defensor do troféu.

O príncipe Filipe, duque de Edimburgo e almirante do Royal Yacht Squadron irá visitar a revolucionária base high tech da equipa Land Rover BAR na sexta-feira, 22 de Julho. Sua alteza real pretende encontrar-se com a equipa de design e engenharia responsável pela construção do catamarã AC45 com foils com o qual sir Ben Ainslie espera disputar a 35.ª America’s Cup em 2017, nas Bermudas, e trazer o troféu de volta para a Inglaterra, com o apoio do Royal Yacht Squadron Racing, como clube desafiante.

Para sir Ben Ainslie será mais uma honraria que recebe pois os duque e duquesa de Cambridge já estiveram em visita a Portsmouth recentemente e a duquesa, inclusive, assumiu o leme do catamarã AC45 e conduziu a entrega de prémios no evento em 2015.

Sendo a America’s Cup o mais antigo troféu desportivo internacional, o Royal Yacht Squadron tem uma longa associação ao evento, pois foi exactamente a partir de sua sede, em Cowe,s que a primeira regata foi realizada em 1851, quando a Inglaterra foi superada pelo schooner America, em nome da qual o troféu foi renomeado e o evento tornou-se uma competição internacional aberta a iates clubes de todas as nações.

A exemplo do sucesso das regatas da série em 2015, os organizadores esperam grande afluência do público e a Race Village estará situada na frente marítima em Southsea, com uma série de atracções para todas as idades além de um ecrã gigante para acompanhar em detalhe as regatas e os comentários dos especialistas.

A frota de seis catamarãs AC45 conta com as equipas Emirates Team New Zealand, líder na classificação geral da série em 2016, Land Rover BAR, Oracle Team USA, Artemis Racing, SoftBank Team Japan e Groupama Team France. Mas dois velejadores olímpicos ingleses estão em destaque neste evento em Portsmouth – sir Ben Ainslie (Land Rover BAR) e Iain Percy (Artemis Racing).

Já se passaram quase 30 anos desde que Percy e Ainslie competiram como rivais, tendo sido, entretanto, colegas olímpicos em classes diferentes, nas quais conquistaram seis medalhas olímpicas e duas de prata. Agora, ambos estão de volta ao canal Solent, onde velejaram quando jovens, mas desta vez como líderes de duas campanhas multimilionárias para conquistar a America’s Cup 2017.

Para incrementar suas hipóteses, a equipa sueca Artemis Racing foi reforçada com um dos melhores timoneiros do mundo, o italiano Francesco Bruni, especialista em match racing, que assumirá o leme do Artemis Racing, substituindo o skipper australiano Nathan Outteridge que está já no Rio de Janeiro a preparar-se para os Jogos Olímpicos na classe 49er. Outteridge já conta com uma medalha olímpica nos Jogos de Londres 2012 e quatro títulos mundiais, além do recente título de campeão sul-americano conquistado na semana passada.

Bruni já vem de testar os AC45 Turbo nas Bermudas, aplicando toda a experiência adquirida na equipa Luna Rossa que, entretanto, retirou-se da corrida para a 35.ª America’s Cup em Dezembro passado. O presidente da campanha italiana Patrizio Bertelli considerou ilegítimo o procedimento adoptado pela America’s Cup Event Authority (ACEA) para alterar o tipo de barco a ser utilizado – catamarãs AC45 com foils, substancialmente monotipos, no lugar dos previstos catamarãs One Design de 62 pés com foils.

Classificação geral provisória

(3 eventos já disputados)

1 – Emirates Team New Zealand – 295 pts

2 – Land Rover BAR – 285 pts

3 – Oracle Team Race – 285 pts

4 – Artemis Racing – 262 pts

5 – SoftBank Team Japan – 259 pts.

6 – Groupama Team France – 234 pts.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar