Torne-se perito

DJ Nigga Fox escolhido pelos Suuns para o cartaz do Le Guess Who

O músico, nome na linha da frente da nova música electrónica de dança portuguesa, integra a o programa escolhido pela banda canadiana a convite do festival de Utrecht, que comemora a sua décima edição em Novembro.

Nigga Fox integra o catálogo da Príncipe Discos ao lado de DJ Marfox ou Nídia Minaj
Foto
Nigga Fox integra o catálogo da Príncipe Discos ao lado de DJ Marfox ou Nídia Minaj Marta Pina

É um festival de música holandês nascido em Utrecht e vem-se afirmando como estimulante montra e laboratório criativo no coração da Europa. Tendo centro no Tivoli Vredenburg, espalha-se por todo o centro histórico e pelos clubes e cafés junto aos canais, levando o público a integrar a cidade na sua vivência do festival. Chama-se Le Guess Who, acontece entre 10 e 13 de Novembro, e comemora este ano o seu décimo aniversário.

Como em anos anteriores, encontramos nesta edição marca portuguesa. Em 2014, vimos em Utrecht os PAUS e Norberto Lobo. O ano passado, acolheu uma parceria com o festival micaelense Tremor. Em 2016, olhamos para o cartaz e, entre as muitas dezenas de bandas, mostra ecléctica que agrupa tempos e estéticas diversas, ou seja, Kamasi Washington, Faust, Deerhunter, Prefuse 73, Car Seat Headrest, Prefuse 73, Cate L Bon, Laurel Halo, Bassekou Kouyaté & Ngoni Ba, The Notwist ou Magma, descobrimos DJ Nigga Fox, músico na linha da frente da nova música electrónica de dança portuguesa, que vem conhecendo reconhecimento crescente, como o comprova a atenção que lhe é dedicada por publicações como a Pitchfork ou a Rolling Stone.  

Nigga Fox integra o catálogo da Príncipe Discos, que acaba de editar a sua primeira compilação em CD, Mambos Levis D’Outro Mundo, e vem-se destacando por produções em que tarraxinha ou kizomba são recontextualidados em cenários musicais aventureiros, experimentais mas de apelo físico imediato. Surge no festival como um dos convidados dos Suuns, banda canadiana a quem a organização do Le Guess Who! entregou a curadoria de uma parte da programação – endereçou convites semelhantes aos Wilco, às Savages, a Julia Holter ou aos Sunn O))), estes últimos responsáveis por um programa especial estendido por todos os dias do festival.

DJ Nigga Fox, tal como DJ Marfox, Nídia Minaj e outros nomes da Príncipe, vai sendo presença assídua em palcos por toda a Europa, onde a sua música ganha destaque pelo carácter único da sua síntese de tradições musicais da diáspora africana em Lisboa e seus arredores com as sonoridades electrónicas de que se faz o presente. Desde o Canadá, os Suuns, banda independente que visitou Portugal pela primeira vez em 2011, que esteve este ano nos Açores, no Tremor, e que estará no próximo Paredes de Coura, mostrou-se atenta. Entre Marching Church, Jerusalem in My Heart ou Patrick Higgins, encontraremos Dj Nigga Fox. Em pleno Outono, Utrecht vai suar.

Sugerir correcção