Crianças do 1º ciclo não pagam manuais escolares em Oliveira de Azeméis

A iniciativa da Câmara Municipal abrange os alunos das escolas públicas, bem como do ensino privado, doméstico e de ensino especial.

Foto
A iniciativa acontece através de vales de oferta que podem ser utilizados nas livrarias e papelarias locais Rui Gaudêncio

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis anunciou esta segunda-feira que irá oferecer os manuais escolares a todos os cerca de 2.000 alunos do 1.º Ciclo das escolas no concelho, num investimento de 130.000 euros.

A medida abrange tanto as escolas da rede pública como as de carácter privado, assim como as crianças sujeitas a ensino doméstico e as de ensino especial que estejam integradas em unidades de apoio à deficiência. Para o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, "esta é mais uma medida de grande alcance social e que representa um excelente contributo para auxiliar as famílias oliveirenses nestes tempos em que se continuam a evidenciar dificuldades económicas".

A iniciativa terá benefícios também ao nível do tecido empresarial local, já que, através de uma parceria com a Associação Comercial de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, os encarregados de educação dos alunos em causa poderão trocar nas livrarias e papelarias do município oliveirense os vales de oferta a distribuir pela autarquia para manuais e fichas de trabalho. 

Nessa perspectiva, Hermínio Loureiro realça: "Isto é uma forma de salvaguardar e valorizar o comércio local, porque quem adquirir os livros fora do concelho não terá direito aos manuais gratuitos".

Essa oferta da Câmara é acompanha por outras medidas locais de combate ao insucesso e abandono escolar, como a atribuição anual de kits de material escolar a todos os alunos do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo.

"Além de aliviar economicamente as famílias, esta aposta contribui para melhorar a qualidade do ensino", conclui o presidente da autarquia que assinou com o Governo um contrato interadministrativo de delegação de competências, para garantir maior proximidade entre o município, as escolas e a comunidade educativa na tomada de decisões relativas ao ensino.

Sugerir correcção
Comentar