Morreu Nate Thurmond, um dos 50 melhores jogadores de sempre da NBA

Várias décadas depois de se ter retirado ainda é 10.º na lista de jogadores com mais ressaltos.

Foto
DR

Nate Thurmond, lenda da NBA dos anos 1960 e 1970, morreu neste sábado, aos 74 anos, vítima de leucemia. O antigo jogador brilhou durante 11 anos nos Golden State Warriors, tornando-se um símbolo daquela equipa norte-americana. Participou em sete “All-Star Games” antes de se retirar em 1976-77, nos Cleveland Cavaliers. Em 1985 passou a fazer parte do “Hall of Fame” da NBA e foi considerado um dos 50 melhores jogadores da história daquele campeonato.

Várias décadas depois de se ter retirado ainda é 10.º na lista de jogadores com mais ressaltos na história da NBA. Nesse indicador, Thurmond é um dos (apenas) quatro jogadores que conseguiram fazer 40 ressaltos num jogo. Os outros foram Bill Russell, Wilt Chamberlain e Jerry Lucas. “Eu não era um tremendo saltador. Tinha era bom timing. Penso que nesta altura ainda faria mais ressaltos do que alguns rapazes”, dizia o antigo jogador ao Los Angeles Times, em 2009.

Além dos Warriors e dos Cavaliers, Nate Thurmond jogou também nos Chigaco Bulls, mas a sua paixão foram sempre os Golden State. Tornou-se embaixador da equipa e marcou presença em numerosos eventos em nome daquela formação. Foi sempre popular entre os fãs. Mesmo quem não o viu jogar, gostava da sua maneira gentil de ser.

Sugerir correcção
Comentar