"Bote Leão": este barco oferece passeios em Alcochete

Passeios turísticos no Tejo a bordo do "Bote Leão", uma réplica das embarcações tradicionais de Alcochete, são gratuitos às terças, quartas e quintas até ao final do mês

Foto
As viagens no novo Bote Leão são grátis até ao fim do mês de Julho, de terça a quinta Câmara Municipal de Alcochete

Com o objectivo de "dar a conhecer a nova embarcação do Tejo", inaugurada no final de Junho, a autarquia de Alcochete está a oferecer passeios turísticos a bordo do "Bote Leão" durante este mês.

As viagens gratuitas, acessíveis mediante inscrição prévia no posto de turismo da vila, realizam-se de terça a quinta e percorrem a zona ribeirinha de Alcochete “até à ponte Vasco da Gama”. Os horários de saída podem ser consultados no site da autarquia.

A nova embarcação foi construída de raiz, “de acordo com as técnicas utilizadas na construção das antigas embarcações que navegavam o Tejo” nos séculos XVIII e XIX, e é uma réplica do antigo "Bote Leão", um dos barcos mais emblemáticos do concelho.

Foto
O Bote Leão era uma das embarcações mais emblemáticas do concelho nos séc. XVIII e XIX Câmara Municipal de Alcochete

“Dada a configuração do casco, permitia a realização de uma travessia mais rápida e, por isso, não é de estranhar que tenha ficado gravado na memória das gentes locais como o barco mais veloz que Alcochete tinha, até então, ao seu serviço”, lê-se no site da autarquia.

Foto
Câmara Municipal de Alcochete

Agora, o "Bote Leão" regressa ao Tejo com uma nova função: passear turistas pelo rio. O objectivo, indicam em comunicado, é não só “dar a conhecer o património natural e paisagístico que carateriza a região” — “a frente ribeirinha da vila de Alcochete, a Reserva Natural do Estuário do Tejo, o Sítio das Hortas, a praia dos Moinhos e as salinas do Samouco”, enumeram —, como também preservar as “tradições marítimas locais” e “dar a conhecer as características das embarcações tradicionais e as antigas práticas de navegação”.

Com capacidade para 45 pessoas (incluindo tripulação), a embarcação realiza passeios turísticos entre Abril e Novembro, de terça a sábado. Os passeios aos domingos, segundas e feriados só estão disponíveis para grupos e mediante reserva antecipada. De acordo com as normas de utilização, há ainda que ter em conta que “os passeios só serão efectuados com um número mínimo de 15 pessoas e desde que as condições atmosféricas e de navegação o permitam”.

As viagens podem ter percursos e durações distintas: há trajectos curtos (até três horas e preços a partir de cinco euros/adulto), de média duração (até sete horas e desde 7,50 euros/adulto) e viagens longas (até 10 horas e preços a partir de 10 euros/adulto).

Os bilhetes podem ser adquiridos no posto de turismo local, sendo que é possível reservá-los antecipadamente, presencialmente, por telefone (212 348 655) ou e-mail (posto.turismo@cm-alcochete.pt). O embarque e desembarque de passageiros é feito na ponte-cais de Alcochete, junto à Avenida D. Manuel I.

Sugerir correcção
Comentar