Gastão Elias volta a vencer no ATP World Tour

O 89.º tenista do ranking eliminou Christian Lindell no Skistar Swedish Open.

Foto
José Sarmento Matos

Depois de competir em meia dúzia de challengers, com uma visita a Wimbledon pelo meio, Gastão Elias voltou ao ATP World Tour e com sucesso. Na estreia no Skistar Swedish Open, em Bastad, o actual 89.º do ranking obteve a 12.ª vitória na carreira em quadros principais de provas do circuito principal e a quarta este ano – passou uma ronda em Buenos Aires e duas em São Paulo, todas em Fevereiro.

No encontro frente a Christian Lindell (326.º), vindo do qualifying - fase em que ganhou dois encontros sem ceder qualquer set -, Elias acabou por vencer o sueco, pelos parciais de 6-1, 6-4, em 1h17m. Elias apresentou-se com maior ritmo e agressividade, condições difíceis de reunir dado o vento que se fez sentir, e assumiu o controlo do encontro, logo do início, após conseguir um break no segundo jogo e salvar um break-point antes de selar o 3-0. A partir daí, o número dois português dominou até concluir, já que o sueco só ganhou seis pontos nos seus três jogos de serviço.

Lindell entrou melhor no segundo set, servindo de forma mais eficaz. Elias defendeu-se de dois break-points logo no segundo jogo e aproveitou a primeira oportunidade que teve na partida para se adiantar para 2-1. E quando cedeu novamente o serviço (1-4), em branco, parecia que Lindell lhe tinha entregado o encontro, mas aproveitou a oportunidade que Elias lhe deu no jogo seguinte para obter o primeiro break e reduzir para 2-4. O sueco animou-se, mas Elias não lhe deu mais nenhuma outra hipótese de recuperar o segundo break e fechou no primeiro match-point.

“Foi um jogo em que me senti sempre no controlo, desde o início até ao final. Já o conhecia bem e sabia que se jogasse ao meu nível normal ganharia. Foi isso que aconteceu”, resumiu Elias, que tem como próximo adversário o japonês Taro Daniel (117.º), que derrotou o argentino Horacio Zeballos (72.º), por 6-4, 6-2. “Nunca joguei contra ele, mas sei que é muito consistente. Vou precisar de trabalhar bem os pontos”, adiantou Elias que, na quarta-feira, disputa a primeira eliminatória do torneio de pares, ao lado de João Sousa.

O número um português ficou isento da ronda inicial por ser o segundo cabeça de série – o mais cotado é David Ferrer (13.º) –, mas sabe que vai estrear-se na quinta-feira, frente ao wild-card sueco Carl Soderlund (479.º), de 19 anos.

Sugerir correcção
Comentar