Éder: "O povo português merece"

Éder foi o herói na final do Euro 2016.

Foto
Éder foi o autor do golo português MIGUEL MEDINA/AFP

Éder foi o herói de Portugal na final do Euro 2016 e mostrou-se radiante. "É fantástico e merecido", disse o autor do único golo da final de Paris, antes de acrescentar: “Estou muito contente pelo que fizemos”.

O avançado do Lille, muitas vezes criticado, garantiu que nunca duvidou do seu valor: “Desde o dia em que fui convocado que o seleccionador e o grupo sabem das minhas capacidades e confiam em mim”.

O herói de Portugal dedicou o título europeu aos portugueses. “O povo português merece”, terminou Éder.

Sempre emocionado nestes momentos, José Fonte disse que este episódio da história do futebol português é digno de cinema. “É algo que estava escrito. Podia ser um filme. Foi incrível o que se passou”.

O central que fez dupla com Pepe na defesa de Portugal agradeceu e dedicou o título europeu aos portugueses: “Agradecemos aos portugueses por acreditarem e por nos darem a energia de que precisávamos”. “Esta foi para vocês. Para todos os portugueses: Nós merecemos”, dedicou Fonte.

Fonte reforçou a importância da fé e recordou as horas antes da final do Euro 2016: "Quando saí do autocarro, lembrei me de que foi aqui que fui chamado à selecção pela primeira vez e pensei: “hoje é o nosso dia”.

Sobre a saída de Ronaldo, por lesão, Fonte realçou a resposta da equipa: “Quando se perde o melhor do mundo, não é fácil. Mas mostrámos um querer e um espírito de sacrifício enormes”. “Somos justos vencedores e conseguimos um feito inesquecível”, rematou José Fonte.

Renato Sanches foi considerado, pela UEFA, o melhor jovem do Euro 2016. O médio foi assumindo maior protagonismo com o decorrer do europeu e, após a conquista do título, não deixou de falar aos críticos: “Foi uma grande resposta a quem não acreditava em nós”.

Sobre o golo de Éder, que deu o título a Portugal, Renato reconheceu a forma como o avançado do Lille superou as críticas. “Ele merece. Foi muito criticado porque não fazia golos e hoje deu-nos o golo mais importante da história de Portugal”, referiu o jovem jogador.

Questionado sobre que mensagem queria passar aos portugueses, Renato Sanches foi sucinto: “Festejem, festejem como nós”.

Cédric Soares falou de um momento inesquecível. “É inacreditável. É um momento inesquecível, que vai marcar para sempre as nossas carreiras”, referiu o lateral-direito, que garantiu: “Acreditámos desde o primeiro minuto”.

Visivelmente emocionado, Cédric deixou uma palavra aos portugueses. “Obrigado. Foi fantástico. Saímos de Marcoussis e os portugueses foram inacreditáveis. Foi uma verdadeira final, o grupo mereceu e os portugueses também”, destacou Cédric.

O lateral que ganhou a titularidade a Vierinha durante o Euro 2016 destacou ainda a fé e a inteligência da equipa. “Fomos muito inteligentes e esta equipa teve sempre muita fé, adiantou Cédric, que rematou: “Acho que foi essa a diferença neste jogo”.

Cédric Soares falou ainda do herói Éder, garantindo que o avançado tem vindo a trabalhar para este momento. Éder “mereceu este golo”, garante o jogador português.

Rui Patrício, um dos melhores em campo frente à França, dedicou o título europeu aos portugueses: "Todos os portugueses estão de parabéns. Estamos todos de parabéns. Este troféu é dos portugueses".

Nani falou da saída de Ronaldo, devido a lesão. "Fiquei muito triste. Vieram-me as lágrimas aos olhos. Nós estamos sempre todos juntos. Ver o nosso capitão não poder dar mais o seu contributo, deixou-me triste", reconheceu Nani, antes de patilhar o que disse ao capitão: "Disse-lhe: 'vou dar tudo por ti, dar tudo pela nossa selecção'

Ser campeão da Europa frente aos anfitriões representa, para Nani, um sentimento especial. "Foi uma vitória muito saborosa porque foi na casa deles, com tudo contra nós e ganhámos", disse o extremo português. Por fim, Nani não escondeu a sua felicidade: "Estou muito feliz por termos alcançado um sonho que o nosso povo desejava há muito tempo"