Relatório final do Banif votado a 28 de Julho

Texto está a cargo de deputado do PS Eurico Brilhante Dias

Foto
Eurico Brilhante Dias comentou os resultados da execução orçamental em conferência de imprensa na sede do PS Enric Vives-Rubio

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito ao Banif vai ser votado em sede de comissão a 28 de Julho, revelou esta quinta-feira fonte parlamentar à agência Lusa.

Hoje esteve reunida a mesa e os coordenadores dos partidos, e ficaram calendarizados os prazos em torno do relatório dos trabalhos, a cargo do deputado do PS Eurico Brilhante Dias.

Assim, o texto será enviado pelo Parlamentar aos vários partidos a 21 deste mês, sendo que a 25 haverá uma reunião para a apresentação do relatório. Depois, haverá um dia para serem apresentadas as propostas de alteração antes da reunião de 28 de Julho para a votação final.

Recorda-se que as audições da comissão de inquérito terminaram a 21 de Junho com a presença no parlamento do ministro das Finanças, Mário Centeno.

Em 20 de Dezembro, ao final da noite de um domingo, o Banco de Portugal e o Governo anunciaram a resolução do Banif, a venda de alguns activos da entidade ao Santander Totta e a transferência de outros (muitos deles 'tóxicos') para a sociedade-veículo Oitante.

A operação surpreendeu pela dimensão do dinheiro estatal envolvido, que no imediato foi de 2.255 milhões de euros, o que obrigou a um Orçamento rectificativo.

A este valor há ainda que somar a prestação de garantias de 746 milhões de euros e a perda dos cerca de 800 milhões de euros que o Estado tinha emprestado em 2012 e que não tinham sido devolvidos.

No total, e retirando os 150 milhões de euros pagos pelo Totta, os custos para contribuintes podem chegar até 3.600 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar