Igrejas alemãs são “Godspots” com Internet grátis

Em Berlim já há 220 igrejas com acesso grátis a Internet sem fios. Até Maio de 2017, um total de 3000 igrejas devem ser transformadas em “Godspots”, um pouco por toda o Leste da Alemanha

Foto
Hannibal/Reuters

A Igreja Protestante alemã está preocupada com a diminuição de fiéis e, por isso, decidiu oferecer Internet sem fios a todos os que visitem os seus espaços. Igrejas, centros comunitários e outras instituições religiosas estão a ser transformados em “Godspots”, o nome espirituoso com que a Igreja Protestante decidiu baptizar o projecto.

De acordo com a "Motherboard", a iniciativa surge como antecipação do 500.º aniversário da reforma protestante de Martinho Lutero, que se celebra em 2017. “As igrejas protestantes locais desenvolveram um plano para voltar a atrair pessoas aos seus bancos e ajudá-las a reconectarem-se”, escreve a publicação online.

Segundo dados divulgados em 2013, a região da antiga República Democrática Alemã (RDA), no Leste do país, tem a maior percentagem de ateus do mundo. Apenas oito por cento da população da ex-RDA afirma acreditar em deus.

Para já, há 220 “Godspots” na área metropolitana de Berlim, mas os planos de ligação à Internet incluem um total de 3.000 igrejas até Maio de 2017.

“As pessoas não são menos espirituais do que antes, mas o propósito da reforma [protestante] era que a igreja necessita de evoluir continuamente”, disse o porta-voz do projecto “Godspots”, Christoph Heil. “Tal como as pessoas costumavam olhar para as torres das igrejas e ouvir os sinos antes de haver relógios, queremos mostrar que estes edifícios ainda podem ser um ponto de encontro para a comunicação.”

Um estudo de 2014 definia a Alemanha como um “deserto digital” devido ao insuficiente acesso público a Internet sem fios. De acordo com a ECO (Association of the Internet Industry), o país tinha, naquele ano, 15.000 “hotspots” gratuitos de “wi-fi”, mais ou menos o equivalente a um por cada 10.000 pessoas. Se os “Godspots” acabarem por cobrir todo o país, a Igreja Protestante pode passar a estar entre os maiores fornecedores de Internet sem fios gratuita de toda a Alemanha.

Sugerir correcção
Comentar