Pistorius condenado a seis anos de prisão

Ex-atleta paralímpico matou a namorada em 2013. Advogados de defesa já disseram que não vão recorrer.

Foto

O ex-atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius foi condenado a seis anos de prisão pelo homicídio da namorada em 2013, decretou o tribunal nesta quarta-feira.

"Senhor Pistorius, levante-se por favor. A sentença que imponho ao acusado pela morte da defunta Reeva Steenkamp é de seis anos", disse a juíza Thokozile Masipa no tribunal de Pretória.

A pena para o antigo campião paralímpico de 29 anos, que tem próteses nas duas pernas e entrou na história do desporto ao participar nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, poderia chegar aos 15 anos. Porém, houve "circunstâncias atenuantes" a justificar uma sentença menor, disse a juíza.

A equipa de defesa de Pistorius revelou, poucos minutos após ser conhecido o veredicto, que não irá recorrer da sentença.

Quando foi anunciado o veredicto, Pistorius abraçou a irmã, Aimee, que estava sentada atrás de si. Foi imediatamente escoltado para uma cela do tribunal, devendo ser transferido para a prisão onde vai cumprir a pena.

Desde 20 de Outubro de 2015 que Pistorius estava em prisão domiciliária em Pretória, deposi de ter passado um ano na prisão. Na casa de um tio, cumpria os cinco anos de prisão a que fora condenado em primeira instância por homicídio involuntário.

Em Dezembro de 2015 os tribunais responderam ao pedido de recurso, confirmando que se tratou de um homicídio e passível de ser punido com 15 anos de prisão. A decisão desta quarta-feira foi o desfecho do recurso.

Reeva Steenkamp foi morta no dia 14 de Fevereiro de 2013, na casa que partilhava com Pistorius, de quem era namorada. O atleta defendeu-se dizendo que se tratou de um acidente — confundiu a namorada com um intruso e disparou quatro tiros sobre ela, quando esta estava dentro de uma das casas de banho da casa.

A acusação argumentou que Pistorius sabia sobre quem estava a disparar e que nunca exprimiu remorsos pelo sucedido. O pai da vítima, Barry Steenkamp, disse que Pistoruis vai "pagar pelo seu crime".

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários