Das notas de cinco euros em circulação, só 21% são do início da moeda única

Nova nota de 50 euros chega a 4 de abril de 2017.

Fotogaleria
AFP / DANIEL ROLAND
Fotogaleria
AFP / DANIEL ROLAND
Fotogaleria
AFP / DANIEL ROLAND

Depois das notas de 5, 10 e 20 euros, esta terça-feira foi a vez de a nova nota de 50 euros ser desvendada, entrando em circulação a 4 de Abril do próximo ano. A partir dessa data, as notas antigas e novas vão manter-se em circulação, até à data em que fiquem apenas estas últimas.

No caso da nota de cinco euros, a primeira a ser alvo de mudança com a série Europa (e que contempla mais medidas de segurança), há cada vez menos exemplares antigos. Menos de um ano depois da nova nota chegar às mãos dos europeus, em Maio de 2013, já havia mais notas de cinco euros da série Europa do que das suas antecessoras.

De acordo com os dados do BCE consultados pelo PÚBLICO, o ponto de viragem deu-se em Janeiro de 2014. Actualmente, apenas 21% das notas de cinco euros em circulação são iguais às que foram introduzidas quando avançou  o projecto da moeda única.

O mesmo acontece também com as notas de dez euros. Depois de ter sido introduzida em Setembro de 2014, a nota nova passou a sua antecessora Março de 2015. Neste momento, 77% do numerário em circulação com este valor pertence à série Europa. Dentro em breve, será a vez das notas de 20 euros (as novas foram introduzidas no mercado em Novembro do ano passado).  

Mais segurança

A cerimónia de hoje, onde foi apresentada a nova nota de 50 euros, ficou a cargo de Yves Mersch, membro da comissão executiva do BCE, que realçou as novas medidas para evitar a contrafacção e falsificação de numerário.

Esta, de acordo com um comunicado distribuído pelo Banco de Portugal, inclui a “‘janela com retrato’ - um elemento de segurança novo e inovador, utilizado pela primeira vez na nota de 20 euros da série Europa”. Quando se olha para a nota contra a luz, explica o comunicado, “a janela transparente na parte superior do holograma revela um retrato de Europa (uma figura mitológica grega), o qual é visível na frente e no verso da nota” e que está contido também na marca de água.

Na parte da frente existe um “número esmeralda”, ou seja, diz o comunicado, “um número brilhante que, quando se inclina a nota, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente”. “Os elementos de segurança avançados da nova nota ajudam a proteger o nosso dinheiro”, destacou Yves Mersch.
De modo a facilitar a sua entrada em circulação, está a ser desenvolvido um acordo “com mais de 50 parceiros sectoriais” que assinaram igualmente um “memorando de acordo sobre a adaptação de equipamento de notas para que aceite a nova nota”.

O comunicado enviado pelo Banco de Portugal sublinha que a nota de 50 euros “é a nota de euro mais utilizada, representando 45% de todas as notas de euro em circulação” e que a quantidade em circulação é superior à soma das notas 5, 10 e 20 euros. Da totalidade das notas em euros em circulação a nível global, mais de 8000 milhões, cerca de 45%, são de 50 euros, segundo dados do BCE.

Já em Portugal, não está entre as mais utilizadas. De acordo com os últimos dados do Banco de Portugal, “a presença da nota de 50 euros tem sido pouco significativa” nas caixas de levantamento automático.

A nível europeu, e também nacional, é uma das mais falsificadas. No ano passado, foram retiradas de circulação 301.162 notas de 50 euros contrafeitas no espaço da zona euro (2405 em Portugal), um número apenas superado pelas notas de 20 euros (451.077 no eurosistema).

Depois das de 5, 10, 20 e 50 euros, será a vez de haver novas notas de 100 e de 200 euros. As mudançasm no entanto, já não vão abranger as de 500 euros, porque o BCE já decidiu acabar com a sua fabricação.

Sugerir correcção
Comentar