Início da semana com menos calor
Depois de um fim-de-semana com temperaturas acima dos 40 graus, os termómetros vão descer, mas ficarão acima dos 30º em muitos pontos do país.
O início de semana vai ser marcado pela descida da temperatura máxima de 3 a 5 graus Celsius, mas ainda assim com quase todos os distritos de Portugal continental acima dos 30 graus, disse a meteorologista Cristina Simões, em declarações à agência Lusa. "As temperaturas tendem a descer esta segunda-feira, início da semana, em todo o território, se bem que continuamos com temperaturas acima dos 30 graus, excepto no litoral, onde vão estar um pouco mais baixas", adiantou a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Cristina Simões, no litoral estão previstas máximas de 25/27 graus, no Interior Norte, no Alentejo 35/36 e na região Sul 34/35. "Embora altas, as temperaturas são inferiores às de domingo, em que se registaram temperaturas perto dos 40/41 graus", disse. A meteorologista salientou que para esta segunda-feira está prevista uma descida de 3 a 5 graus e na terça-feira, mais ligeira, de apenas 1/2 graus.
"Para terça-feira, temos uma nova ligeira descida da temperatura. Vamos ter também céu em geral pouco nublado ou limpo, temporariamente durante a tarde um aumento de nebulosidade e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas no interior", explicou. A tendência é que as temperaturas se mantenham mais moderadas ao longo da semana.
No entanto, para esta segunda-feira,a persistência de valores elevados da temperatura máxima em Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja, coloca um aviso amarelo nos oito distritos, o terceiro mais grave de uma escala de quatro.
Para esta segunda-feira as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã, com ocorrência de aguaceiros e trovoada na região centro, aumento temporário de nebulosidade durante a tarde, em especial nas regiões do interior, com ocorrência de aguaceiros e trovoada. Está também previsto vento fraco, soprando moderado de sueste no litoral sul até ao final da manhã e de noroeste no litoral oeste durante a tarde, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e descida da máxima, em especial nas regiões do litoral e no interior sul.
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes Norte e terras altas até ao fim da manhã, vento fraco a moderado de norte, soprando por vezes forte nas terras altas até final da manhã e pequena subida da temperatura máxima.
Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva a partir da tarde e vento fraco tornando-se bonançoso.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 20 e 33 graus Celsius, no Porto entre 17 e 25, em Vila Real entre 20 e 34, em Viseu entre 20 e 32, em Bragança entre 17 e 34, na Guarda entre 19 e 30, em Coimbra entre 16 e 31, em Castelo Branco entre 21 e 36, em Portalegre entre 21 e 35, em Santarém entre 18 e 35, em Évora entre 18 e 37, em Beja entre 20 e 34, em Faro entre 22 e 26, em Setúbal entre 18 e 32, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada entre 17 e 22, na Horta entre 19 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 24. com Lusa