Sete mortos e 530 acidentes na 1.ª fase da operação Hermes

GNR contabiliza menos acidentes mas mais mortes na estrada do que no ano passado.

Foto
Os maiores índices de sinistralidade verificaram-se nos distritos do Porto, Faro e Aveiro Fernando Veludo (arquivo)

Sete mortos, mais quatro do que em 2015, e 530 acidentes, menos 21 que no ano passado, é o balanço da primeira fase da operação Hermes Viajar em segurança, que decorreu entre sexta-feira e domingo, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Vinte e cinco feridos em estado grave (menos um que no ano passado) e 170 pessoas com ferimentos ligeiros (menos 51) foram também contabilizados durante os três dias da operação, refere um comunicado da GNR.

Do total de acidentes, 396 foram colisões, 116 despistes e 18 atropelamentos, acrescenta.

As sete mortes ocorreram nos distritos de Beja (duas), Leiria (duas), Braga (uma), Faro (uma) e Lisboa (uma) e os maiores índices de sinistralidade verificaram-se nos distritos do Porto (87), Faro (69) e Aveiro (54).

Ao longo da operação — destinada a garantir a segurança dos utentes das vias rodoviárias durante as deslocações para locais de veraneio e eventos característicos do verão a GNR deteve 136 condutores, dos quais 110 por condução com taxa de alcoolemia (TAS) igual/superior a 1,20 gramas por litro de sangue e 26 por falta de habilitação legal para conduzir.

Foram ainda detectadas 3254 infracções, designadamente 1557 por excesso de velocidade, 316 por condução com TAS superior ao permitido por lei, 170 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança ou cadeira para bebés e 110 por uso indevido de telemóvel durante a condução.

A segunda fase da Hermes decorre de 29 a 31 de Julho e a terceira e quarta fases de 12 a 15 e de 26 a 28 de agosto, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar