Zungle Panther: estes óculos dão-te música através dos ossos do crânio

Através da condução óssea, os óculos Zungle Panther transmitem som para ouvido interno, não sendo necessários "phones" — e ninguém escuta o que estás a ouvir. São um sucesso no Kickstarter

Não é ficção científica, embora o vídeo de apresentação dos Zungle Panther, que se encontra acima deste artigo, faça pensar que sim. Nele umas quantas pessoas de óculos de sol asseguram que estão a ouvir música, mas têm todas os ouvidos destapados e não há qualquer vestígio de ruído exterior.

Eis a magia deste produto que já é um sucesso na plataforma de "crowdfunding" Kickstarter e que pode encostar "encostar às boxes" os mais virtuosos "headphones". Estes óculos de sol têm uns altifalantes embutidos que funcionam por condução óssea, método utilizado em aparelhos auditivos (e nuns quantos "gadgets" recentes, como o Google Glass) em que o som, através de vibrações, é transmitido para o osso temporal, que o conduz para o ouvido interno, não sendo necessário assim passar pelo externo. Daí não se ouvir nada ao redor.

Desta forma, as orelhas continuam livres para ouvir os sons exteriores, nomeadamente os ruídos do trânsito, o que torna os Zungle Panther uma opção mais segura para quem gosta de caminhar ou pedalar na rua a ouvir música. Os óculos podem ser sincronizados via Bluetooth com qualquer "smartphone", permitindo também receber e fazer chamadas, graças ao microfone incorporado. A empresa garante ainda que a qualidade de som é superior à dos "headphones" normais.

Foto
Gráfico que explica o processo DR

Numa das hastes há um pequeno controlo que permite ligar e desligar o equipamento, seleccionar uma música e controlar o volume. Também inclui uma porta micro USB bem discreta, por onde os óculos são ser carregados. Apesar de todo este aparato são leves, pesando apenas 45 gramas, e à prova de água. Existem cinco armações de cores diferentes e as lentes, de protecção UV100%, podem ser trocadas: há sete cores à disposição.

Foto
Há cinco cores para as armações e sete para as lentes DR

A campanha de "crowdfunding", iniciada há duas semanas no Kickstarter, conseguiu, em apenas 18 horas, alcançar os 50 mil euros pedidos. Ainda faltam duas mãos cheias de dias para terminar e o financiamento já vai num milhão de euros. Para já ainda é possível receber uns óculos em troca de uma contribuição de 109 dólares (98 euros), no entanto estes só deverão chegar às mãos dos mecenas em Novembro. Criada em 2015, a empresa Zungle é composta por pessoas de Nova Iorque, Los Angeles e Seul, na Coreia do Sul, onde os óculos vão ser produzidos.

Foto
Porta micro-USB está escondida DR
Sugerir correcção
Comentar