Bolt lesiona-se a um mês dos Jogos Olímpicos

Atleta não participou nas qualificações jamaicanas dos 100m. Participação no Rio 2016 em risco.

Foto
Bolt sofreu uma lesão na coxa esquerda REUTERS/Gilbert Bellamy

A participação de Usain Bolt nos Jogos Olímpicos deste ano está em risco. Uma lesão muscular na coxa esquerda impediu-o de participar nas qualificações jamaicanas, o que não o afasta imediatamente do Rio 2016, mas levanta dúvidas sobre a condição do campeão olímpico dos 100, 200 e 4x100m.

“Eu pedi um atestado médico para ser dispensado da final dos 100 metros e do resto dos Campeonatos Nacionais. Vou procurar tratamento imediato e espero mostrar boa forma nos Jogos do Aniversário de Londres a 22 Julho para merecer a convocatória para os Jogos Olímpicos do Rio”, afirmou Usain Bolt, em comunicado.

Se Bolt fosse americano estaria já arredado dos Jogos Olímpicos, mas as regras na Jamaica prevêem que um atleta pode ser convocado se uma lesão o tiver impedido de participar.

A final dos 100m nas qualificações jamaicanas foi vencida pelo antigo campeão do mundo Yohan Blake, com 9,95 segundos, à frente de Nickel Ashmeade (9,96s), Jevaughn Minzie (10,02s) e Asafa Powell (10,03s).

“Após sentir desconforto na minha coxa depois da primeira eliminatória na última noite e de novo na meia-final de hoje [sexta-feira] à noite, fui examinado pela director médico dos Campeonatos Nacionais e fui diagnosticado com uma lesão de grau 1”, revelou Bolt.

Uma lesão de grau 1 é considerada a menos grave e o tempo de recuperação não costuma ultrapassar uma semana, mas resta saber se Bolt estará em plenas condições para no Rio de Janeiro tentar um inédito “triplo-triplo” nas provas de velocidade.

Entretanto, está também lançada a polémica sobre os 200 metros. O secretário-geral da Federação Jamaicana de Atletismo, Garth Gayle, disse à AFP que Bolt tem obrigatoriamente de participar neste sábado nas séries dos 200m para ter esperançar de correr esta distância no Rio de Janeiro. É que, segundo este dirigente, um atleta que não figure no top 3 mundial não pode beneficiar da excepção médica e Bolt não correu ainda os 200m este ano.

Sugerir correcção
Comentar