Open House Lisboa: arquitectura à descoberta

Evento, que decorre este fim-de-semana, abre ao público 73 locais de referência da arquitectura da capital. Visitas são gratuitas

Open House Lisboa 2016 from Trienal de Lisboa on Vimeo.

A quinta edição do Open House Lisboa vai decorrer este fim-de-semana, com a abertura ao público de 73 locais de referência da arquitectura da capital que podem ser visitados de forma gratuita e a realização de actividades paralelas para famílias, segundo a organização.

Desde 2012 a decorrer durante o Outono em Lisboa, a iniciativa acontece este ano no Verão, segundo a Trienal de Arquitectura de Lisboa, para alargar os horários das visitas, que vão decorrer entre as 9h30 e as 22h30. Além dos roteiros temáticos pré-definidos, o evento, destinado à descoberta de espaços habitualmente vedados ao público, vai envolver ainda uma dezena de actividades no Open House Júnior

Do Open House Júnior fazem parte diferentes actividades lúdico-pedagógicas como a visita-oficina "Projectar, Construir, Habitar", na Garagem Sul do CCB, a visita-atelier "Da Pedra ao Papel", que acontece no Convento das Bernardas, ou o "workshop" "Como Vêem as Gaivotas a Cidade de Lisboa?", promovido no Palácio Alverca, pela Archikidz.

Teatros, igrejas, museus, casas privadas, escolas, palácios e alguns espaços habitualmente fechados ao público são abertos durante o Open House, alguns deles de forma excepcional, para as visitas livres ou guiadas por especialistas. O programa completo pode ser consultado aqui. No roteiro constam edifícios tão diversos como o Farol do Bugio, o Panóptico do Hospital Miguel Bombarda, o Cemitério dos Prazeres, o Arco da Rua Augusta, o Hospital do Desterro, o Memmo Alfama Hotel, o Centro Ismaili e a Escola Secundária Braamcamp Freire (na foto). 

No ano passado, registou-se, segundo a organização, o maior número de participantes, com 17.747 visitantes nos 70 espaços propostos. A iniciativa foi lançada em Londres, em 1992, pela arquitecta e curadora britânica Victoria Thornton, e já passou por cidades como Oslo, Nova Iorque, Roma, Helsínquia, Praga e Buenos Aires. No Porto, realizou-se no mês passado. 

Sugerir correcção
Comentar