Câmara de Leiria investe meio milhão de euros na praia do Pedrógão

A autarquia apostou na requalificação da marginal e na construção de passadiços.

Foto
A praia de São João, na Costa da Caparica, não teve ontem grande afluência de veraneantes Enric Vives-Rubio

A preparação da época balnear na praia do Pedrógão custou meio milhão de euros à Câmara de Leiria, que apostou na requalificação da marginal entre as rotundas norte e sul, construção de passadiços e outras obras.

Esta verba abrange também o programa de animação, a limpeza do areal, segurança e vigilância, "estando ainda prevista a construção de novos sanitários e passeios", adianta a autarquia, em comunicado.

"Uma autêntica maré de actividades inunda, a partir desta sexta-feiraon, a praia do Pedrógão, Leiria, durante a época balnear, um programa com cerca de uma centena de actividades desenvolvido pelo município", refere.

A marca Pedrógão "vai crescer e tornar-se cada vez mais atractiva e reconhecida no contexto do Verão no centro do país", destacou o vereador da Câmara Municipal Gonçalo Lopes, na apresentação do programa.

Citado na nota, Gonçalo Lopes disse que o município espera atrair este ano "mais 50 mil visitantes" àquela praia.

Ao Festival da Sardinha, arena do desporto, ginásio de praia, construções na areia e biblioteca de praia, "que são já clássicos no Verão do Pedrógão, juntam-se várias novidades", como a Festa Silenciosa, o Carnaval de Verão, as Construções na Areia e o festival de Street Food.

O Carnaval de Verão, no dia 6 de agosto, conta com a participação de duas escolas de samba de Ovar, que desfilarão entre as rotundas norte e sul.

"Queremos que o Carnaval de Verão fique como um património nosso", disse o vereador do Desenvolvimento Económico, Vítor Marques, tendo ainda destacado a Festa Silenciosa, no mesmo dia, com a distribuição de 1000 auscultadores ao público, que poderá optar entre a música de dois DJ que vão actuar em simultâneo.

Na área da gastronomia, há duas opções: o Festival da Sardinha, de 14 a 17 de Julho, e o Festival de Street Food, de 13 a 15 de Agosto.

O primeiro realiza-se com o apoio da Junta de Freguesia do Coimbrão e das uniões de freguesia de Monte Redondo e Carreira e de Monte Real e Carvide, além de várias associações que vão assar a sardinha, enquanto no segundo participam várias rulotes de venda de comida, na zona sul da marginal.

"As crianças mereceram atenção especial na programação, estando garantida muita brincadeira, mas de forma lúdica, em actividades relacionadas com a promoção da leitura, exposições, concursos e educação ambiental no Centro Azul", segundo a autarquia.

É também no Centro Azul que está instalada uma biblioteca de praia, com uma esplanada de leitura apetrechada com cadeirões, onde as pessoas podem ler com vista para o mar.

Corridas, caminhadas e trilhos, torneios e demonstrações desportivas no Campo de Jogos, na zona central do areal da praia do Pedrógão, são outras iniciativas.

"A segurança de banhistas continua a ser uma das prioridades no Pedrógão, este ano com um reforço da área vigiada, com a presença de 11 nadadores-salvadores, distribuídos por sete pontos de vigia, quatro dos quais na zona central, dois no Casal Ventoso e um a sul, na praia dos Campistas", segundo a mesma nota.

A praia conta igualmente com um dispositivo dos Bombeiros Municipais de Leiria, que envolvem na operação uma moto de água, uma moto elétrica, uma ambulância e um veículo 4x4 para transportar pessoas com mobilidade reduzida para o areal.

Sugerir correcção
Comentar