180 Creative Camp: quem disse que o Verão não pode ser criativo?

O 180 Creative Camp acolhe, de 3 a 10 de Julho, um programa de intervenções artísticas entre a arquitectura e a arte urbana, entre o cinema e o design

Foto
Frank Kalero, agente cultural, vai estar presente nesta edição do Creative Camp 180 Creative Camp

A partir deste domingo, a cidade de Abrantes volta a acolher o 180 Creative Camp, uma academia de Verão que juntará cerca de uma centena de pessoas para discutir e pensar sobre os caminhos da criatividade. "Acho que a maneira mais simples de explicar o que é o 180 Creative Camp é dizer que é uma academia de Verão da criatividade", como afirmou o director de programação, Nuno Alves, à agência Lusa.

Este será o quarto ano que Abrantes, uma cidade do interior na margem do Rio Tejo, é a casa desta iniciativa transdisciplinar do Canal 180, acolhendo de 3 a 10 de Julho um programa de intervenções artísticas, "workshops" com artistas convidados, cinema e música.

A academia destina-se a "jovens com mentes criativas e efervescentes", como se lê no programa, e às 40 vagas disponíveis concorreram mais de 150 pessoas, não só de Portugal, mas também de países como Itália, Colômbia e Estados Unidos da América. Segundo Nuno Alves, o 180 Creative Camp pode ser entendido como um complemento ao percurso académico de quem está a concluir estudos e pode servir de bússola para quem procura uma orientação profissional no universo das indústrias criativas.

Foto
O colectivo espanhol de arte urbana Boa Mistura vai também marcar presença no 180 Creative Camp Creative Camp

Não sendo um festival, é um projecto que "está focado no processo criativo. Aqui o que conta é o pensar, como criar, produzir, comunicar e distribuir", elencou Nuno Alves.

Foto
Sean Dunne é um dos cabeças de cartaz desta edição do Creative Camp Creative Camp

Ao longo de uma semana, os participantes estarão em contacto com convidados portugueses e estrangeiros, num programa transdisciplinar que procura caminhos de comunicação entre a arquitectura e a arte urbana, entre o cinema e o design, por exemplo. Entre os convidados deste ano contam-se o realizador Sean Dunne, o agente cultural Frank Kalero, a realizadora Leonor Teles, o ilustrador e músico José Cardoso e o colectivo espanhol de arte urbana Boa Mistura, que fará uma intervenção num edifício da cidade.

Anualmente, a organização potencia a ligação das actividades do Creative Camp à vida quotidiana de Abrantes, envolvendo espaços do centro histórico, o comércio local e os habitantes, em particular, os mais novos. "Faz parte da intenção do Creative Camp envolver e potenciar o desenvolvimento de Abrantes, porque é uma cidade do interior e onde se nota uma necessidade de renovação", afirmou Nuno Alves.

Esta semana dedicada às artes e à criatividade organizada pelo Canal 180 — um canal de televisão por cabo —, aconteceu pela primeira vez em 2012 em Vila Nova de Cerveira. Já passou por Guimarães, teve uma réplica em Itália e fixou-se em Abrantes, onde acontece pelo quarto ano consecutivo, com o apoio da autarquia.

Sugerir correcção
Comentar