Uma corrida na serra para salvar o património de Lanção

Trail Run na Serra da Nogueira quer ajudar a recuperar o património da aldeia de Lanção, em Bragança.

Foto
O animal ficou preso nas malhas da rede de vedação de uma coutada da serra do Caldeirão Nuno Ferreira Santos

Correr ou caminhar “fora de pista”, por caminhos rurais, trilhos de montanha, cruzando rios e vales, saltando regatos, para recuperar um moinho comunitário na aldeia de Lanção e preservar práticas culturais ancestrais. É este o objectivo da 2ª edição da prova de Trail Run na Serra da Nogueira, em Bragança.

A recuperação de um moinho com séculos de actividade e a reabilitação de práticas culturais ancestrais, como “as malhas” ou a “serra das velhas”, estão entre as actividades que serão apoiadas nesta prova, que é organizada pela Quinta das Colmeias, em parceria com a Associação de Atletismo de Bragança e a Associação de Caminheiros de Bragança “O Enzonas”. Para tal, “será proposto a todos os participantes um contributo para a recuperação do património tradicional desta aldeia transmontana”, informa a organização, em comunicado. A reabilitação do património está a cargo da Comissão de Festas de Lanção. 

A prova terá início às 9h de sábado, na Quinta das Colmeias, a cerca de um quilómetro do centro de Lanção. A caminhada terá um percurso de 10 quilómetros, enquanto que os praticantes de corrida vão poder optar por fazer um percurso de 20 ou 35 quilómetros. Na 1ª edição, a prova contou com 70 participantes. 

A inscrição para a 2ª edição do Trail Run na Serra da Nogueira pode ser feita gratuitamente para o endereço da Quinta das Colmeias. Durante o dia há um almoço planeado, a decorrer na quinta, que terá o custo de 10 euros. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar