Câmara da Guarda apoia obras em casas de famílias carenciadas

Serão 13 as famílias apoiadas que habitam em várias freguesias rurais do concelho.

Foto
Edifício da Câmara Municipal da Guarda Sérgio Azenha

A Câmara Municipal da Guarda decidiu nesta segunda-feira apoiar obras nas casas de 13 famílias carenciadas do concelho e criar um regulamento para atribuição de comparticipação em medicamentos aos munícipes com menores recursos financeiros.

Na reunião da autarquia, o executivo liderado por Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), aprovou, por unanimidade, a realização de um investimento global da ordem dos 100 mil euros que vai suportar obras de beneficiação de habitações degradadas de 13 famílias de várias freguesias rurais do concelho.

Segundo Álvaro Amaro, a intervenção que vai ser feita foi articulada entre a autarquia e as Juntas de Freguesia e tem como objectivo "tirar algumas famílias do limiar da pobreza".

No final da reunião explicou aos jornalistas que a decisão foi tomada após análise de um relatório dos serviços sociais do município.

"Dói-me saber que há famílias em situações de pobreza extrema", disse o responsável, admitindo que com a medida a autarquia contribuirá para "conferir dignidade habitacional" aos agregados familiares abrangidos.

A intervenção de âmbito social contempla famílias residentes nas freguesias de Benespera (uma), Codesseiro (uma), Marmeleiro (duas), Maçainhas (duas), Pera do Moço (duas), Panoias (duas), União de Freguesias de Rochoso e Monte Margarida (duas) e Vila Cortez do Mondego (uma).

O executivo da Guarda também aprovou nesta segunda-feira, por unanimidade, a versão final do Regulamento Municipal para Atribuição de Comparticipação em Medicamentos, que vai ser remetido à apreciação da Assembleia Municipal.

Álvaro Amaro explicou que o executivo pretende apoiar os munícipes mais carenciados, pois não pode aceitar que as famílias "quando têm menos recursos, a primeira coisa onde cortam é nos medicamentos".

Será celebrado um protocolo com as farmácias do concelho para a operacionalização do regulamento que pretende comparticipar todos os medicamentos prescritos pelos médicos do Serviço Nacional de Saúde, indicou.

Depois de o projecto ser discutido e aprovado na Assembleia Municipal, a autarquia da Guarda irá "instituir o sistema" de modo a credenciar as pessoas que irão ser abrangidas pelo benefício na aquisição dos medicamentos.

"É mais uma promessa que eu fiz [na campanha eleitoral autárquica de 2013] e que estamos a cumprir", rematou o autarca.

Sugerir correcção
Comentar