Morreu João Augusto Talone

Pai do ex-presidente da EDP, João Talone, morreu em Cascais aos 93 anos. Ligado ao sector cervejeiro e à banca, esteve na fundação do BPI.

João Augusto Sanguinetti da Costa Carvalho Talone, pai do ex-presidente da EDP, João Talone (e de mais cinco filhos), morreu em Cascais, aos 93 anos. O funeral do 5º visconde de Ribamar, de acordo com uma nota emitida, será realizado na segunda-feira, pelas 13h, no Cemitério dos Prazeres. Antes haverá uma missa de corpo presente, às 11h00, na Basílica da Estrela.

Formado em engenharia no Instituto Superior Técnico, João Augusto Talone apostou depois num mestrado em indústria cervejeira na Universidade de Lovaina (Bélgica). “A sua actividade profissional está intimamente ligada à história do sector cervejeiro em Portugal através da CUFP - Companhia União Fabril Portuense”, a actual Unicer onde foi director técnico, administrador delegado e presidente do conselho de administração, refere a nota emitida. Entre 1947 e 1972 esteve sempre ligado a este sector, incluindo a CUCA, a cervejeira de Angola.

seu percurso profissional inclui uma forte ligação ao sector financeiro, tendo sido do administrador executivo do Banco Português do Atlântico (BPA) entre 1972 e a data da sua  nacionalização (Março de 1975), gerindo a carteira de participações industriais. Depois de o Estado ter assumido o BPA, refere a nota, João Augusto Talone participou em 1976 na Comissão de Reestruturação do Sector Cervejeiro, e, depois, saiu de Portugal para integrar a direcção da belga Stella Artois, onde, até 1979, “foi o responsável pelo seu desenvolvimento internacional”.

Com o início da abertura da economia portuguesa, esteve ao lado de Artur Santos Silva na Sociedade Portuguesa de Investimentos (SPI). Criada em 1981, esta sociedade, que daria origem ao BPI, tinha uma componente accionista bastante diversificada, composta por cerca de cem empresários e empresas nacionais (como Américo Amorim, Manuel Gonçalves, Arlindo Soares de Pinho, Fernando Guedes, Salvador Caetano, Álvaro Leite, Ilídio Pinho e João Macedo e Silva, entre outros), com forte incidência do Norte do país. Depois de ter sido administrador da SPI, manteve-se no BPI até 2004.

O banco é também accionista da Unicer, à qual João Augusto Talone ficou ligado como presidente honorário. Em 2006, foi  agraciado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grande Cruz da Ordem de Mérito Industrial.

Sugerir correcção
Comentar