“Brexit” empurra Escócia para novo referendo pela independência

Saída do Reino Unido da comunidade europeia anima movimentos de separação na Escócia e Irlanda do Norte. Referendo escocês deve mesmo avançar nos próximos dois anos.

Foto
Urnas do referendo desta quinta-feira na Escócia, um eleitorado muito mais europeísta do que o inglês. Robert Perry/AFP

É agora “muito provável” que a Escócia realize um novo referendo sobre a sua independência nos próximos dois anos, como anunciou esta sexta-feira a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, para quem o eleitorado europeísta escocês deve reavaliar o seu papel num Reino Unido que decidiu abandonar a União Europeia.

“Acho que um referendo sobre a independência é agora muito provável”, disse Sturgeon, sublinhando receios antigos de que o “Brexit” pode ser o empurrão decisivo para o movimento independentista na Escócia, que em 2014 perdeu o referendo pelo corte dos laços com o Reino Unido por mais de dez pontos percentuais — 44,7% para 53,3%.

Sturgeon tem a seu favor a diferença substancial na tendência de voto no referendo desta quinta-feira: enquanto em Inglaterra apenas 47% preferiram ficar na União Europeia, na Escócia esse voto pelo "ficar" atingiu os 62%. Mas a primeira-ministra escocesa diz que vai explorar todas alternativas que permitam à Escócia continuar na UE, com ou sem independência.

“Quero que fique absolutamente claro que tenciono tomar todos os passos necessários para avaliar as alternativas que validem o sentido de voto da Escócia, ou, por outras palavras, assegurar que continuamos na UE e no mercado único”, argumentou Sturgeon, do Partido Nacionalista Escocês, o mesmo que mobilizou o voto pela saída do Reino Unido em 2014.

O efeito dominó do “Brexit” nos sentimentos de ruptura com Londres não se fica só pela Escócia. Também esta sexta-feira, o vice-primeiro-ministro na Irlanda do Norte, Martin McGuiness, do histórico partido republicano Sinn Féin, apelou a um outro referendo, agora sobre uma possível reunião entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

“O Governo britânico deixou de ter qualquer mandato para representar as opiniões do Norte [da Irlanda] em negociações futuras com a União Europeia, e eu acredito que existe um imperativo democrático para um ‘referendo de fronteiras’”, declarou McGuiness, fazendo eco de um eleitorado em que 56% das pessoas optaram esta quinta-feira ficar na UE.

Sugerir correcção
Comentar