Um Verão em cheio
Este ano a lua cheia e o solstício do verão acontecem no mesmo dia. E é já hoje!
Este ano a lua cheia e o solstício do verão acontecem no mesmo dia. E é já hoje!
O problema é que a lua fica completamente cheia 2 minutos depois do meio-dia e começa logo a minguar. Já o solstício, que determina o momento exacto em que o Verão vem ter connosco, ocorre, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, às 23h34m, às 26 para a meia-noite.
Foi pena não terem trocado. O ideal seria que a lua cheia e o princípio do Verão acontecessem precisamente no mesmo minuto, de preferência à noite, pouco depois do pôr-do-sol, mal o céu ficasse escuro. Para se dar um mergulho antes de se jantar na esplanada duma praia.
Mas pronto. Isso é pedir muito. Mas porque não pedir que o solstício e a lua cheia trocassem os horários? Assim teríamos a satisfação de estar na praia às 12h02m e, mal o verão começasse, daríamos o nosso mergulho inaugural.
A lua cheia também ficava muito mais bem servida às 23h34m, hora perfeitamente respeitável para uma serenata ou um tango ao luar.
Mesmo assim há jornais lunáticos que dão publicidade a um astrónomo justamente desconhecido que diz que a coincidência do solstício e da lua cheia vai ser catastrófica.
O mar aqui em Colares tem estado de bandeira amarela, aberto a todas as celebrações, desde que sejam pacatas e não envolvam druidas. Segundo o lobo-do-mar local, que dá pelo nome de Windguru, hoje não será diferente.
Lá vamos ter de almoçar com lua cheia e entrar no verão a dormir. Também não é mau. É que hoje a noite é curtíssima.