Escolas com contratos de associação concorreram a todas as vagas

O prazo para a abertura de novas turmas terminou à meia-noite desta quarta-feira. Secretária de Estado diz ao PÚBLICO que "não serão validadas mais turmas".

Foto
Secretária de Estado ainda aguarda decisão dos tribunais sobre providências cautelares Daniel Rocha

As 40 escolas que mantiveram turmas de início de ciclo em contrato de associação com o Estado concorreram até esta quarta-feira à meia-noite a todas as vagas que o Governo abriu em concurso.

Depois de feita a análise às redundâncias de oferta entre a rede pública e a rede de colégios com contratos de associação, o Governo decidiu apenas continuar com contratos com 40 das 70 escolas. Destas, 21 mantiveram o mesmo número de turmas que já tinham e 19 viram as turmas a que podiam concorrer reduzidas. E todas as 40, incluindo as 19 que sofreram esses cortes, concorreram a todas as vagas.

"Concorreram nos termos do concurso que nós abrimos", garantiu a secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, ao PÚBLICO.

Mas se o fizeram porque a inscrição nas turmas era feita através de uma plataforma informática da Direcção-Geral da Educação — logo, não havia a possibilidade de inscreverem mais turmas nesta altura —, também é certo que os colégios chegaram a ameaçar que iriam aceitar mais alunos e abrir mais turmas para obrigar o Estado a financiá-las. Esse passo, a ser dado, só poderá ocorrer no início do ano lectivo, aquando das matrículas.

A secretária de Estado espera para ver o que vai acontecer, mas deixa uma garantia: "Não serão validadas mais turmas" do que as que já foram decididas.

Além disso, estão ainda por decidir as providências cautelares interpostas pelos colégios para que seja travado o processo de revisão dos contratos. As primeiras já chegaram ao ministério para contraditório, mas ainda não houve nenhuma decisão que chegasse à 5 de Outubro.

Pais e colégios já fizeram saber que este não é um caso encerrado. Já esta quinta-feira, a Associação do Ensino Particular e Cooperativo (AEPC) afirmou que o diferendo com o Governo ainda não está fechado, garantindo que a via judicial vai continuar. "Este assunto não está encerrado de forma alguma", disse à agência Lusa o diretor executivo da Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queiroz e Melo. O responsável da AEPC disse ainda que os colégios se tinham candidatado "sob protesto" e que o fizeram saber ao Ministério da Educação.

Já esta quinta-feira, o Ministério da Educação fez saber que foram aceites candidaturas às 273 turmas e início de ciclo (do 5º, 7º e 10º ano) e que "estes contratos de extensão são celebrados para um período de três anos letivos, o equivalente a um ciclo de ensino". As candidaturas vão agroa ser analisadas por uma comissão de análise. De acordo com o mesmo comunicado, "o "valor do financiamento anual por turma permanece nos 80.500€, o que se traduz na atribuição de um total de cerca de 22 milhões de euros". No total, entre as novas turmas e as já existents, "o Estado aplicará nos contratos de associação cerca de 107 milhões de euros em 2016/2017".

E quando o assunto é dinheiro da Educação, os pais têm uma palavra a dizer. A Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (Ferlap), que promove a manifestação do próximo sábado em defesa da escola pública defendeu hoje, citada pela Lusa, que o dinheiro poupado com a redução de turmas com contratos de associação nos privados seja investido na escola pública, "que bem precisada está".

Texto actualizado às 12h00 com declarações do responsável da AEPC e da Ferlap

Sugerir correcção
Ler 2 comentários