3Pês: Stone Roses e Swans de regresso

Promo, Palco e Pista: os 3Pês de António Barroso. Estas são as suas sugestões musicais para este fim-de-semana, de 16 a 19 de Junho

Foto
DR

Manchester ainda é o que era, nem que seja às pinguinhas, como o andam a ditar os Stone Roses. Dois singles novos, de facto, e uma incerteza quanto a um novo álbum. Mais certos são, por estes dias, os novos trabalhos de Swans, Disclosure, The Gotobeds, The Weatherman e da parceria entre Rodrigo Leão e Scott Matthew.

Promo


Ainda sem se saber se a inspiração súbita dos veteranos Stone Roses se transformará num novo álbum, já rolam online, para descarga ou só para escuta, dois temas: “Beautiful Thing” e “All For One”. A acontecer, seria o terceiro de uma das bandas que mais influenciou a estética “Madchester”, depois da estreia com trabalho homónimo, em 1989, e “Second Coming”, em 1994. Na imprensa especializada há um monte de dúvidas sobre a saída de um ‘lp’ ou apenas a compilação de uma série de ‘singles’, coisa a fazer sem pressas.

Ainda entre gente que já fez história no rock contemporâneo, chamo a atenção para o novo trabalho dos norte-americanos Swans, “The Glowing Man”, com saída marcada para esta sexta-feira (17 jun), antecipado por “When Will I Return”.

Sucede a “To Be Kind” (2014) e a “The Gate” (ao vivo e com edição limitada), sendo produzido pelo próprio Michael Gira, um ano depois das reedições dos históricos “White Light from the Mouth of Infinity" (1991) e "Love of Life" (1992).

Ainda dos Estados Unidos, mas bem mais novos, The Gotobeds avançaram para o seu segundo álbum, agora pela editora Sub Pop. Chama-se “Blood // Sugar // Secs // Traffic” e sucede ao debutante “Poor People Are Revolting” (2014).

Red Alphabet”, “Glass House” e “Cold Gold” são duas boas amostras do indie-rock da banda de Pittsburgh, que não esconde influências post-punk.

Apontando a ‘agulha’ para a eletrónica e indie-dance, destaque para o lançamento no novo ‘ep’ dos ingleses Disclosure, “Moog For Love”, que além do tema-título apresenta ainda “Boss” e “Feel Like You Do”, este com o ‘setentão’ Al Green.

De clara influência britânica, o português Alexandre Monteiro faz jus à “velha aliança” e com o seu projeto pessoal The Weatherman editou “Eyeglasses For The Masses”. São 11 canções com sonoridades e elegância das várias décadas e estilos da pop britânica, a sua paixão. Como esta “A Kind of Bliss”.

Nada brit-pop, mas tudo pela aliança, Rodrigo Leão e o australiano Scott Matthew vão editar, pelo Outono, um álbum em conjunto – “Life is Long” -, do qual já se pode apreciar o belíssimo “That’s Life”.

Palco

Sexta-feira, Eartheater sobe ao palco do Passos Manuel, no Porto. Chega a Portugal sob efeitos do seu segundo trabalho “RIP Chrysalis” de 2015, que casa a folk com experimentalismo e música concreta. Esoterismos à parte, há em Alexandra Drewchin, residente em Nova Iorque, algo de interessante para ouvir.

No sábado, no Musicbox, em Lisboa, há Follakzoid, do Chile, que é gente do minimalismo, upbeat e krautrock. Andam pelo mundo a promover “III”, o seu álbum do ano passado.

Na mesma noite, mas n’O Meu Mercedes É Maior Que O Teu (Porto), atuam os Rated With An X, enérgica e promissora banda de música alternativa e psicadélica. Enquanto não sai o primeiro ‘longa duração’, apreciem “Scream”, do ‘ep’ “Black Codex” (2012).

Mais cedo, no Parque das Termas de Caldelas, em Braga, o festival Vira Pop apresenta PISTA (20h00), Delorean (21h40), Holy Nothing (23h15) e Octa Push (00:30).

Para acabar em grande o fim de semana, domingo, na Casa da Música, a Orquestra de Jazz de Matosinhos e Sérgio Godinho repassam algumas das melhores canções dos seus 45 anos de carreira.

Pista

O produtor e dj espanhol Cuartero leva à Indústria (Porto) uma seleção de house e techno considerada das melhores em várias pistas de dança na Europa. Na mesma noite, na discoteca Lustre, em Braga, há uma invasão nostálgica que tem deambulado pelo Porto e a que chamam “Remember Bacalhau”, com os dj’s Paulo Remix e Itchy Lemon. Para avivar memórias de quem dançava noite adentro nos idos de 80 e 90.

Sugerir correcção
Comentar