O arquitecto em acção

Matéria-Prima, primeira exposição do arquivo de Álvaro Siza na colecção de Serralves, mostra a matéria de que é feita a arquitectura: esquissos, notas, orçamentos, recibos, correspondências... Antes de chegar ao projecto e à obra.

Fotogaleria
Matéria-prima: um olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza privilegia materiais normalmente arredados das exposições de arquitectura FERNANDO VELUDO/NFACTOS
Fotogaleria
A exposição revela os bastidores do trabalho do arquitecto através de mais de 200 peças FERNANDO VELUDO/NFACTOS
Fotogaleria
Além de fotografias de obras em curso, há esquissos, plantas, correspondência, orçamentos, notas de encomenda, tabelas de honorários... FERNANDO VELUDO/NFACTOS
Fotogaleria
As mais de 200 peças expostas documentam um total de 27 projectos FERNANDO VELUDO/NFACTOS
Fotogaleria
Uma galeria de fotografias exposta nas paredes ilustra situações de trabalho FERNANDO VELUDO/NFACTOS
Fotogaleria
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1987-1993) DR
Fotogaleria
Casa Maria Margarida Machado, Arcozelo (1979-1983) DR
Fotogaleria
Quatro habitações, Matosinhos (1954-1957) DR
Fotogaleria
Casa Alcino Cardoso, Moledo do Minho (1971-1973) DR

Esta não é uma exposição como as outras que nos últimos tempos vêm sendo dedicadas, em Portugal e no mundo, ao mais universalista dos arquitectos portugueses. Matéria-Prima: um olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza – que esta quinta-feira abre ao público na biblioteca do Museu de Serralves – é isso mesmo: uma visita aos bastidores do trabalho do arquitecto na sua face menos pública. Não tem as grandes maquetas, nem os desenhos ou os projectos finais das suas obras mais conhecidas. Mas tem plantas, esquissos, orçamentos, fotografias e correspondência trocada com promotores e clientes de obras, técnicos e marceneiros. E notas de encomenda, recibos de despesa, tabelas de honorários…

Tendo por base o arquivo que Álvaro Siza doou à fundação portuense, em simultâneo com gestos idênticos que privilegiaram a Gulbenkian, em Lisboa, e o Centro Canadiano de Arquitectura (CCA), em Montréal, Matéria-Prima dá precisamente a ver “os projectos que já estão em Serralves, mostra a natureza dos documentos e para que é que eles poderão servir”, explica ao PÚBLICO o comissário André Tavares.

Instalada no mezanino da biblioteca – o mesmo espaço onde Tavares, autor do livro Os Fantasmas de Serralves, mostrou no ano passado Casa de Serralves: o cliente como arquitecto –, a presente exposição reúne mais de duas centenas de peças documentando 27 projectos. E, sendo a primeira realizada em Serralves a partir dos 40 projectos que Siza depositou na fundação, inaugura simultaneamente um novo programa de exposições, debates e outras iniciativas que esta se propõe dedicar à arquitectura contemporânea.

Matéria-Prima não quer avançar nenhuma nova tese sobre Siza, mas torna evidente, a partir do seu arquivo na colecção de Serralves, que é possível construir novas visões sobre a sua obra”, diz André Tavares, realçando que a exposição revela um pouco dos bastidores do trabalho do arquitecto, mostrando “o articulador social que a arquitectura sempre é”. Nesse sentido, privilegiou fotografias de obras em curso e documentos normalmente arredados das exposições de arquitectura.

Ao longo de seis mesas, aí podemos encontrar desde os primeiros esquissos das quatro casas que o arquitecto projectou para Matosinhos, a sua terra natal, ainda nos anos 1950, até à participação no plano de requalificação da cidade do Porto posto em marcha pela Capital Europeia da Cultura (2001). “Com os primeiros trabalhos, que datam de meados dos anos 50, vemos que Siza já está a usar o esquisso e o desenho de pesquisa com uma intensidade muito singular, praticamente igual à que vemos hoje – há uma metodologia de trabalho que se mantém”, nota o comissário, chamando ainda a atenção, por exemplo, para a exemplaridade da primeira versão do projecto da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira – quando o jovem Siza trabalhava ainda no atelier de Fernando Távora –, que apresenta a forma de “um pavilhão de ténis em formato distendido”.

“Aqui não mostramos o projecto final; o que nos interessa é a capacidade que estes documentos têm de gerar uma nova visão sobre o trabalho do arquitecto”, diz o também curador-geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa.

Outro projecto bastante documentado em Matéria-Prima é o da Cooperativa de Lordelo, no Porto. É da mesma época das sempre citadas Piscinas das Marés, em Leça, mas “mostra um momento de transformação na maneira de trabalhar de Siza”, diz Tavares. E testemunha o conturbado processo da obra, com os responsáveis a tentarem impor a utilização da caixilharia em alumínio anodizado em vez da madeira de afizélia, e a intransigência do arquitecto perante a situação. Apesar desse “conflito”, no final um dos membros da direcção da cooperativa convidaria Siza para projectar a sua residência – é a Casa Ferreira da Costa, em Matosinhos, também documentada na exposição.

No conjunto das quatro dezenas de projectos de Siza que entraram na Colecção de Serralves – e que se encontram em fase final de inventariação –, os projectos do próprio Museu de Arte Contemporânea e da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto “são estruturantes”, diz o comissário. E estão naturalmente representados na exposição. Onde se podem ver, por exemplo, a carta em que Teresa Patrício Gouveia (então secretária de Estado da Cultura do Governo de Cavaco Silva) convida Siza a projectar o Museu de Serralves e o papel onde o arquitecto foi somando as áreas dos diferentes espaços pedidos para o equipamento, contas que levariam à mudança da localização inicialmente pensada, a leste da Casa do Conde de Vizela. E vê-se também o desenho feito por Wilhelm Wohlert, do Museu de Louisiana, na Dinamarca, para aquele efeito, a pedido da administração da fundação.

O percurso de Matéria-Prima, acompanhado na parede por uma galeria de fotografias de situações de trabalho – os sítios, os estaleiros, a obra em curso –, fecha com o Pavilhão Multiusos de Gondomar e a Casa Armanda Passos, na Foz. E novamente com o trabalho mais minucioso do arquitecto, a exemplificar como se faz uma caixilharia, o puxador de uma porta, o pormenor de uma janela...

Sempre com o desenho a acantonar-se sobre outro desenho. Porque, em Álvaro Siza, “a ansiedade do desenho é constante”, diz André Tavares.

Sugerir correcção
Comentar