Secretário do Eixo Atlântico diz que Emídio Gomes foi o "pior presidente" da CCDR-N

Xoan Mao diz que durante o mandato do ainda presidente da CCDR-N “desapareceu” o relacionamento entre a região do Norte e a Galiza.

Foto
Emídio Gomes continua debaixo de fogo Fernando Veludo/Nfactos

O secretário-geral do Eixo Atlântico acusou Emídio Gomes de ser "o pior presidente que passou" pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e defendeu ser necessária uma auditoria para averiguar eventuais irregularidades na atribuição de fundos comunitários. As críticas, proferidas em entrevista à Lusa, esta quarta-feira, já provocaram várias reacções de apoio ao ainda presidente da CCDRN, cuja exoneração do cargo foi anunciada no pelo Governo no início de Junho.

"A minha posição de confronto com Emídio Gomes é conhecida porque eu considero que foi o pior presidente que passou pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte [CCDRN] e que a deixou no seu pior momento em todos os âmbitos", afirmou Xoan Mao, secretário-geral do organismo que agrega 38 municípios portugueses e galegos. Em entrevista à Lusa, o responsável aconselhou mesmo o próximo presidente a mandar fazer "uma auditoria de todo o género e especialmente na parte ligada aos fundos" e que averigúe a veracidade da "informação que circula" sobre "irregularidades" na sua atribuição.

Para além da auditoria, Xoan Mao espera que o próximo presidente "devolva à CCDRN a dignidade que teve e o prestígio a nível europeu que tinha na época de Valente de Oliveira, Braga da Cruz, Carlos Lage ou Arlindo Cunha". "A CCDRN era das instituições mais respeitadas a nível europeu. Hoje em dia não tem credibilidade", criticou o secretário-geral do Eixo Atlântico que, com a nova liderança, espera ver posta em marcha "uma nova dinâmica da euro-região" que engloba o Norte de Portugal e a Galiza, já que, diz, durante o actual mandato o relacionamento entre estas duas regiões “desapareceu”.

Contactada pela Lusa, a CCDRN recusou-se a comentar estas declarações, mas Emídio Gomes reagiu de imediato, enviado um e-mail a alguns autarcas – divulgado parcialmente pela agência de notícias – e pedindo-lhes que tomassem uma posição pública sobre as declarações “deploráveis” de Xoan Mao. "Sou hoje confrontado com mais um conjunto de declarações deploráveis de um senhor que é vosso funcionário, que eu não conhecia de lado nenhum, com quem falei duas ou três vezes durante três anos, e com quem não tenho sequer qualquer contacto faz muito tempo", refere Emídio Gomes no e-mail.

No documento, o líder de saída da CCDRN pede aos autarcas a quem a mensagem se dirigia que não se fiquem "apenas por um mail simpático a dizer que as declarações deste senhor não os vinculam, porque (...) isso é verdade e óbvio, mas que em especial os responsáveis directos pela gestão do Eixo Atlântico façam algo mais em termos público”.

Ao longo do dia as reacções pedidas por Emídio Gomes fizeram-se ouvir, com Ricardo Rio, o actual presidente do Eixo Atlântico, a garantir que este órgão “demarca-se absolutamente” da opinião “pessoal” de Xoan Mao, e vincando: “Como secretário-geral do Eixo Atlântico [ele] não as podia dizer”. Segundo Ricardo Rio, "ele próprio [Xoan Mao] já fez seguir um esclarecimento para os membros da comissão executiva dizendo que proferiu aquelas declarações a título individual e que não quis vincular o Eixo com as mesmas".

Ricardo Rio, que é também presidente da Câmara de Braga, esclareceu que a sua opinião pessoal sobre o trabalho de Emídio Gomes é bem diferente. O autarca considera que o líder da CCDRN, que está de saída deste órgão, exerceu funções num “contexto de grande dificuldade”, elogiando a “grande responsabilidade e solidariedade” que demonstrou com os municípios, ao decidir contrariar o Governo na questão das verbas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Também o autarca de Vila Real, o socialista Rui Santos, classificou as declarações de Xoan Mao como “lamentáveis” e anunciou que irá pedir urgentemente a Ricardo Rio, enquanto presidente do Eixo Atlântico, que “tome conta da situação e censure este tipo de posição”. "Xoan Mao está há muito tempo, se calhar há demasiado tempo, como secretário-geral do Eixo Atlântico e confunde o Eixo Atlântico com a sua casa. Vejo-o com frequência tomar posições relativamente a Portugal, mas nunca o vi tomar posições idênticas relativamente a Espanha", salientou o autarca de Vila Real.

Sugerir correcção
Comentar