Arquitectura: portugueses entre finalistas do prémio BSI Swiss

São 28 os finalistas e há dois atelieres portugueses entre eles. Resultados de um dos mais prestigiados prémios de arquitectura internacional são conhecidos a 22 de Setembro

E/C House, no Pico, é uma das últimas obras do atelier SAMI Paulo Catrica
Fotogaleria
E/C House, no Pico, é uma das últimas obras do atelier SAMI Paulo Catrica
Projecto da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho foi feito pela arquitecta Inês Lobo DR
Fotogaleria
Projecto da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho foi feito pela arquitecta Inês Lobo DR

O atelier SAMI, de Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira, e o gabinete da arquitecta Inês Lobo estão entre os finalistas do prémio internacional de arquitectura BSI Swiss, que de dois em dois anos destaca arquitectos de todo o mundo com menos de 50 anos e cujas obras contribuam "para o debate arquitectónico contemporâneo" e mostrem "uma sensibilidade especial à paisagem e contexto ambiental".

O júri do BSI Swiss, já reconhecido como um dos mais prestigiados a nível internacional, é presidido por Mario Botta, da Suíça, e vai entregar um prémio de 100 mil francos suíços. No dia 22 de Setembro é conhecido o vencedor e inaugura-se uma exposição com todos os trabalhos finalistas na Accademia di Architettura, na Suíça, que permanecerá aberta até 23 de Outubro.

O atelier SAMI, fundado em 2005 em Setúbal, tem coleccionado algumas distinções e prémios. Em 2007, a dupla Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira foi integrada na "short list" de 100 jovens arquitectos mundiais, recomendada por Herzog & de Meuron para o projecto Villa Ordos100 na Mongólia Interior, República Popular da China. Mais tarde, em 2011, foram seleccionados para a Wallpaper Architects Directory 2011, entre os 20 jovens arquitectos mais promissores a nível internacional. Em 2014, integraram a Representação Oficial Portuguesa na 14.ª Mostra Internacional de Arquitectura, La Biennale di Venezia, foram finalistas dos prémios FAD e, recentemente, representaram Portugal, juntamente com outros três projectos, na bienal ibero-americana. Uma das últimas obras do atelier em destaque é a "E/C House", uma habitação desenhada a partir da ruína de uma antiga casa na ilha do Pico

Inês Lobo, formada na Escola Superior de Belas Artes em 1989, abriu o seu atelier em 2002. Conta com uma respeitosa lista de distinções, já deu aulas, é convidada regular de seminários e conferências internacionais e nos últimos anos tem-se dedicado à curadoria de exposições de arquitectura, tendo assumido a responsabilidade da representação portuguesa na Bienal de Veneza em 2012. Foi premiada em 1999 com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República, com o prémio "Mulheres criadoras de Cultura" em 2013, e com a distinção internacional ArcVision — Mulheres e Arquitectura no ano seguinte, como o P3 noticiou. Entre as muitas obras da arquitecta destacam-se, por exemplo, o Corpo de Anfiteatros do Campus Universitário da Universidade dos Açores, a Antiga Fábrica dos Leões — Complexo de Artes e Arquitectura e a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho.

Sugerir correcção
Comentar