Arábia Saudita propõe reformas radicais na economia e sociedade

Os planos do reino vão para além da transformação da economia e diminuição da dependência do petróleo. Programa "Visão 2030" também inclui propostas de mudança da organização social, com mais liberdade para as mulheres e menos religião nas escolas

Foto
Programa Visão 2030 pretende mudar o papel das mulheres na sociedade saudita FAHAD SHADEED/REUTERS

Os radicais planos da Arábia Saudita para ajustar a sua economia nos próximos anos são acompanhados de propostas de transformações sociais que incluem combater a violência doméstica, aumentar o espaço de parques urbanos e reduzir as mortes nas estadas.

A atenção tem estado centrada nas propostas de reformas contidas na “Visão 2030” que visam reduzir a dependência de Riad em relação ao petróleo e incentivar o sector privado, mas algumas das mudanças mais consequentes entre as previstas têm como alvo a sociedade saudita. “O objectivo do ‘Visão 2030’ e de outros programas é mais do que transformar a economia. A intenção é também transformar a sociedade e enfrentar as necessidades da geração mais jovem e as suas aspirações”, disse há dias a um grupo de jornalistas o ministro da Informação, Adel al-Toraifi.

As estritas tradições sociais do reino e o seu rápido desenvolvimento criaram uma nação que valoriza o sentido de comunidade mas tem poucas oportunidades para se reunir em público. As restrições religiosas são particularmente influentes no desenho da sociedade, limitando muito o papel da mulher, impondo regras rígidas de moralidade pública e impedindo alguns esforços do Governo para modernizar os sistemas de educação e de justiça.

Ao mesmo tempo, o crescimento vivido desde a descoberta do petróleo, em 1938, não foi acompanhado pela capacidade dos dirigentes fornecerem serviços e as cidades explodiram de dimensão sem que as necessidades sociais dos seus habitantes tivessem sido tidas em conta.

Num país cujo destino escapa aos seus cidadãos, e onde a diminuição dos lucros do petróleo significa que os horizontes económicos das pessoas deverão contrair-se nos próximos anos, a melhoria da satisfação da população com a vida quotidiana é importante para garantir a estabilidade política da monarquia.

Reformas duras

Reformar a educação é a prioridade, dizem a maioria dos analistas. Também é o mais difícil. Implica agitar a burocracia e mudar a mentalidade de professores muitas vezes treinados para ver a sua profissão através da perspectiva religiosa.

“Os planos parecem-me bons mas preocupa-me que a máquina burocrática não esteja à altura. Tem de haver verdadeira vontade política para levar isto adiante”, afirma Khaled Almaeena, ex-editor dos jornais Arab News e Saudi Gazette.

O plano envolve duplicar a escolarização das crianças entre os três e os seis anos e fornecer novas oportunidades de treino a muitos dos professores. A ambição é melhor a média dos resultados dos estudantes a matemática e a ciências em 15% nos próximos cinco anos. A religião, um grande componente do actual programa, não foi mencionada na apresentação das reformas sobre educação.

Outro objectivo é aumentar o número de sauditas que faz exercício físico semanal de 13 para 20% (a obesidade é um problema). Actualmente, há religiosos que desaprovam o exercício entre as mulheres e a maioria das escolas femininas não oferece educação física. Os ginásios para mulheres estão registados como “centros de saúde”, o que faz com que sejam muitos mais caros. Uma das iniciativas anunciada passa por investir milhões na melhoria dos procedimentos para os centros desportivos femininos obterem licença para funcionar.

Outra área onde as contradições entre a modernização e a tradição (dita islâmica) estão evidentes é no novo foco no combate à violência doméstica. Os planos passam por investir nos serviços para vítimas de violência familiar (que deverão passar de 58 centros para 200), com o objectivo de resolver três quartos dos incidentes até três meses depois da denúncia, e ainda pelo aumento das campanhas públicas sobre o tema.

Mas num país onde a lei é a sharia, numa interpretação ortodoxa, muitos juízes vêem o uso de violência pelos patriarcas de uma família como permitido em diferentes circunstâncias. Recentemente, um líder religioso enunciou na televisão as melhores formas de bater numa mulher sem provocar ferimentos.

As mulheres continuam a ser obrigadas a ter um “guardião” masculino, normalmente o pai, marido ou irmão, que tem o poder de tomar grandes decisões sobre elas, e são ainda impedidas de conduzir.

Não se espera que nenhuma destas restrições mude em breve, mas o Governo está a promover medidas para colocar mais mulheres a trabalhar, algo que em sim mesmo pode desencadear uma pressão social para novas reformas.

A pouca qualidade da governação contribuiu para os trágicos números da segurança rodoviária no país. Cerca de 20 sauditas morrem por dia em acidentes. Agora, o Governo vai investir milhares de milhões de riais em novas medidas de segurança que visam diminuir o número de mortos.

Espaços públicos

O plano quer oferecer aos sauditas maior acesso ao espaço público, muitas vezes negligenciado na pressa para expandir as cidades à medida que a população explodia, a partir dos anos 1950.

Um objectivo é aumentar o espaço de parques nas áreas municipais em um quarto e conseguir multiplicar por cinco o tamanho dos parques nacionais, com a ideia de aumentar as visitas anuais a estes parques em 60%, até aos 5,6 milhões de pessoas.

O “Visão 2030” refere a criação de novas comissões da cultura e do lazer – o que alguns sauditas vêem como um primeiro passo para a reabertura de cinemas, encerrados desde os anos 1970.

No fim de contas, estes planos podem simplesmente acabar por reconhecer alterações sociais que já aconteceram na Arábia Saudita, onde a mudança é tão gradual que se torna difícil de notar por olha de de fora.

“O que se diz sobre mudança social não chega a 10% das alterações que vão acontecendo calmamente, ao estilo saudita”, diz o activista dos direitos humanos saudita Ibrahim Mugaiteeb. “O Ocidente estúpido espera que nós façamos as coisas ao seu ritmo. O governo saudita gere-se pelo relógio saudita.”

Sugerir correcção
Ler 11 comentários