Marca Atlantis desaparece e peças de vidro e cristal passam a Vista Alegre

A internacionalização e o facto de a marca Vista Alegre ser mais conhecida levam ao fim da inscrição Atlantis. Até Dezembro ainda vão ser produzidas peças com o nome antigo.

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As vendas de peças cristal e vidro estão a crescer, mas a porcelana ainda vale quase metade do negócio Adriano Miranda

As peças de vidro e cristal da marca Atlantis (do grupo Vista Alegre Atlantis, VAA) vão deixar de ser produzidas com o logótipo da Atlantis, passando a ter a insígnia da própria marca Vista Alegre, assumindo a mesma imagem das porcelanas.

A opção por ter uma marca única para as três gamas das peças (porcelana, cristal e vidro) foi anunciada nesta terça-feira pela empresa, que aposta na “maior notoriedade da marca Vista Alegre” para uniformizar os produtos, que passam todos a ter o logótipo concebido pelo designer gráfico Ricardo Mealha, que morreu no ano passado.

É o fim de um ciclo para a marca Atlantis, mas não para a fábrica de Alcobaça, que começou a produzir lustres e vidro em 1944 e onde, mais de 70 anos depois, os artesãos da unidade do Casal de Areia vão continuar a criar os produtos de vidro e cristal da VAA, com a diferença de que a insígnia deixa de ser a de sempre.

A internacionalização do grupo VAA – que produz porcelana, cristal, louça de forno, faiança e vidro manual – mostrou “a necessidade de existir apenas uma marca, com um nome simples e facilmente memorizável, transversal a todos os produtos, simplificando a sua comunicação e construção de identidade fora de Portugal”, explica a empresa em comunicado, sublinhando que a marca nascida em Ílhavo em 1824 tem uma “percepção de valor superior junto dos clientes a nível global”.

O processo de uniformização vai ser gradual. Este mês começam a ser fabricadas as primeiras peças sob a nova marca, mas até 31 de Dezembro “a empresa vai possibilitar a marcação das peças de vidro e cristal com a marca Atlantis, permitindo aos clientes completar os seus serviços de mesa e/ou bar”. Isto significa que durante cerca de meio ano “as duas marcas vão coexistir, até escoamento dos stocks da marca Atlantis”, o que o grupo VAA espera que aconteça até ao final do ano.

A uniformização da marca vai permitir ao grupo “explorar sinergias” nos processos comerciais, não a pensar em poupanças, mas em “aumentar o retorno do investimento em marketing a nível internacional, conseguindo com isso canalizar os esforços de reforço de notoriedade para uma marca só, referiu ao PÚBLICO o grupo VAA. Nas lojas e nos expositores vai surgir o logótipo concebido por Mealha, assim como “nas novas embalagens comuns a todos os produtos”.

A mudança acontece 15 anos depois da fusão entre o grupo Vista Alegre e o grupo Atlantis. O passo agora dado pela VAA acontece num momento em que as vendas de cristal e vidro estão a aumentar. Este segmento representa 16,3% do volume de negócios da empresa controlada desde 2009 pelo grupo Visabeira. Dos 71,8 milhões de euros alcançados no ano passado, 11,7 milhões devem-se ao cristal e vidro. O segmento cresceu 21%, a um ritmo superior ao reforço global das vendas totais das VAA, de 10%.

O centenário grupo de cerâmica continua a ter na porcelana a principal fonte de receitas do grupo, valendo-lhe quase metade das vendas. A VAA tem passado por uma recuperação de resultados nos últimos anos, tendo em 2015 registado um prejuízo de 814 mil euros.

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