Foto

Portugal em destaque no Eurosonic em 2017

Portugal vai ser o país de destaque na maior feira profissional e festival de música da Europa - o Eurosonic Noorderslag. O Primavera Sound, o Super Bock Super Rock e o Westway LAB Festival são os festivais escolhidos para o European Talent Exchange Program

Para quem não conhece, o Eurosonic Noorderslag é um dos maiores festivais de música do mundo. Acontece anualmente na cidade holandesa de Groningen e celebrou a sua 30.ª edição este ano.

O festival reúne 3900 profissionais da música, mais de 340 showcases artistas de toda a Europa e 175 painéis e conferências. Todos os anos, o festival holandês dá ênfase à música de um país europeu e, na edição do próximo ano, esse país será Portugal.

Como tal, um número mais elevado de projectos e artistas portugueses terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho perante uma audiência de mais de quatro mil representantes do mercado da música internacional, como agências de artistas e programadores de festivais.

Artistas nacionais como Buraka Som Sistema já actuaram no Eurosonic Noorderslag, que tem como objectivo ligar a Europa através da música. Aliado ao festival holandês estão diversas cerimónias de entregas de prémios como o European Festival Awards e o European Border Breakers Awards.

O European Talent Exchange Program (ETEP) é também uma iniciativa da Fundação Noorderslag que visa estimular a circulação e divulgação de repertório europeu em festivais e nos media por toda a Europa. O NOS Primavera Sound, o Super Bock Super Rock e o Westway LAB Festival são os festivais escolhidos para o ETEP do próximo ano.

O ETEP foi introduzido em 2003 e, desde então, 972 artistas foram apresentados em 2690 concertos em 31 países. Este programa é responsável por impulsionar o sucesso de famosos artistas europeus como Hozier, James Blake e Milky Chance.

As candidaturas para os artistas portugueses que queiram participar no Eurosonic Noorderslag de 2017 podem ser feitas a partir do site oficial do festival e estão abertas até ao dia 1 de Setembro. A próxima edição do festival tem início no dia 11 de Janeiro e dura até ao dia 14.