Marcelo diz que Portugal e França têm a mesma visão europeia

Presidente Hollande, que retribuirá em Julho esta visita do homólogo português, quer intensificar relações comerciais luso-gaulesas.

Foto
Hollande recebeu Marcelo e Costa no Eliseu STEPHANE DE SAKUTIN/ AFP

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que Portugal e França têm a mesma visão europeia em várias áreas e que conta com o apoio de François Hollande, com quem se reuniu em Paris, nas questões económicas.

"França tem uma grande comunidade portuguesa. Paris é como uma segunda capital de Portugal. Temos uma visão europeia sobre estado social, crescimento, emprego e refugiados e também temos a mesma visão sobre o papel da Europa. Portugal conta com o apoio da França para a ajudar Portugal nas questões económicas", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa declaração proferida no Palácio do Eliseu, em francês, após um encontro com o seu homólogo, François Hollande.

A candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU, a segurança e o terrorismo, o futuro da zona euro e as relações bilaterais em Portugal e França foram os temas discutidos numa reunião que durou cerca de 30 minutos.

Ficou acordado também que François Hollande irá visitar Portugal em Julho, depois do dia 14, que é o Dia Nacional de França.
Marcelo chegou ao Palácio do Eliseu às 17h50 (16h50 horas de Lisboa) no mesmo carro que o primeiro-ministro, António Costa. Depois da parada da guarda de honra, François Hollande recebeu os governantes portugueses junto às escadas que dão acesso à residência oficial do presidente francês. Na comitiva portuguesa estavam também o ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes, o secretário de Estados das Comunidades, José Luís Carneiro, e o embaixador francês em Paris, José Filipe Moraes Cabral.
O encontro entre Marcelo e Hollande fez parte do programa das comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses, dividindo-se este ano, e de forma inédita, entre Lisboa e Paris.

O presidente francês fez também uma curta declaração após o encontro com o Presidente da República portuguesa. François Hollande defendeu que França e Portugal devem "intensificar as suas relações económicas" e trabalhar juntos num período europeu de "interrogações e inquietude".

"É uma honra ter ao mesmo tempo o presidente e o primeiro-ministro de Portugal aqui em Paris para festejar o dia nacional do seu país. Portugal é um país perfeitamente comprometido com o projecto europeu, tal como França, e devemos trabalhar juntos neste período de interrogações e inquietude. Trabalhamos juntos para que as relações culturais sejam reforçadas e as relações económicas devem ser intensificadas", disse Hollande.

Sugerir correcção
Comentar