Dois dias e meio com o primeiro-ministro (e milhares de portugueses) em Paris

Marcelo e Costa mergulham juntos na comunidade portuguesa em França e mostram também do que se faz o orgulho nacional.

Foto
Marcelo e Costa têm agenda preenchida em Paris Enric Vives-Rubio

A segurança francesa não gostou muito da ideia. Para além do Campeonato Europeu de Futebol e das ameaças terroristas, a que se soma o ambiente de greves e ainda riscos de cheias, teriam de lidar, durante três dias, com a presença de mais um Presidente da República e de um primeiro-ministro em movimento pela zona de Paris.

Mas isso não parece ter incomodado Marcelo Rebelo de Sousa, que manteve o programa das comemorações civis do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na capital francesa, nas quais participa lado a lado com o primeiro-ministro. Vão ser dois dias e meio de programa intenso, marcada pelos encontros com algumas das mais emblemáticas bolsas de emigrantes, mas também onde se encontram com a selecção nacional, visitam  exposições e homenageiam os militares portugueses mortos na batalha de La Lys, na I Guerra Mundial.

Se não sofrer alterações de última hora, o programa em Paris começa esta sexta-feira às 17h45 no Palácio do Eliseu, onde Marcelo e Costa se encontram com o Presidente e o primeiro-ministro franceses. Será um encontro rápido, já que uma hora depois começam, na Mairie [Câmara] de Paris, as celebrações oficiais do 10 de Junho, com as condecorações dos quatro portugueses que ajudaram a salvar vidas na noite de 13 de Junho, nas imediações do Bataclan, com a presença da presidente do município de Paris e do próprio François Hollande. Foram convidadas cerca de 800 pessoas para a cerimónia.

O mergulho no coração (ou no útero) da comunidade portuguesa acontece amanhã, com uma verdadeira incursão na história da emigração para França. A cerca de uma hora de Paris, num baldio do município de Champigny, começou a crescer em meados dos anos 50 um aglomerado de barracas que ficou conhecido como Bidonville, onde milhares de portugueses se instalaram até à sua extinção, em 1972. Na altura, apesar da oposição da população do município que quase lhe custou a reeleição, o maire Louis Talamoni defendeu a comunidade portuguesa, providenciando o fornecimento de água e electricidade, a melhoria das ruas que o Inverno transformava em lamaçais, a escolarização das crianças, o acesso a cuidados de saúde, a recolha de lixo e a instalação de esgotos.

Louis Talamoni será, por tudo isto, eternizado num monumento e condecorado a título póstumo com o grau de comendador da Ordem da Liberdade. O actual maire, Dominique Adenot, que tem também demonstrado um especial empenho  junto da comunidade portuguesa e luso-descendente, será também agraciado com o grau de comendador da Ordem do Mérito, distinção idêntica à que vão receber dois portugueses: Joaquim Silva e Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris; e Valdemar Francisco, empresário e realizador de um longo documentário sobre a origem e as histórias dos primeiros emigrantes portugueses em França. Com o grau de comendador da Ordem Infante D. Henrique será condecorado Gérald Bloncourt, repórter por excelência da emigração portuguesa para França e da Bidonville.

Amanhã à noite, o Presidente e o primeiro-ministro jantam com a Selecção Nacional de futebol e no domingo o programa é de índole cultural: visita à delegação da Fundação Gulbenkian em Paris, a festa da Rádio Alfa - o maior encontro da comunidade portuguesa em toda a Europa, em que se conta com 15 a 20 mil pessoas -, visita à exposição da arquitectura portuguesa a partir dos anos 60 na Citée de l’Architecture e, por fim, ao Grand Palais, onde está em exposição a obra de Amadeo de Souza-Cardoso.

Sugerir correcção
Comentar