Os voos “espaciais” chegaram: vamos flutuar como um astronauta?

Portugal entra na rota de voos com ausência de gravidade da Swiss Space Systems com dois voos agendados para Julho de 2017. Bilhetes já estão à venda, a partir de 2600€

Foto

A experiência a bordo do A340-300 começa como qualquer voo: todos os passageiros descolam sentados nos seus lugares. Até que chega o instante em que terão de se deitar “para a preparação do momento gravidade zero” e, a partir daí, seguem-se curtos momentos de espacial levitação “completa pelo ar da cabine”.

Cada voo dura cerca de 90 minutos, durante os quais “15 parábolas serão realizadas com um tempo de gravidade zero entre 20 a 25 segundos por parábola”, para que os passageiros tenham então a “experiência única de ausência de peso” e fiquem a “flutuar livremente como um astronauta”. Não falta sequer o fato espacial, de uso obrigatório.

Estes serão os “primeiros voos de gravidade zero realizados em Portugal”, de acordo com a TQ Travel Quality, agência de viagens que comercializa por cá estes voos realizados pela Swiss Space Systems (S3). Em 2017, a empresa suíça realizará 40 voos em todo o mundo, dois dos quais em Portugal, a 8 e 9 de Julho, ainda sem aeroporto definido. Falta mais de um ano, é certo, mas os bilhetes já se encontram à venda desde o início do mês.

Foto

Existem três pacotes disponíveis, consoante o lugar ocupado no avião, com preços diferenciados: Party Zone, Zona Premium e Zona VIP. A primeira área “irá acomodar até 40 passageiros e está acessível a partir de 2600 euros”; enquanto a proposta "premium" “é mais exclusiva e limitada a 24 passageiros”, oferecendo mais espaço por cada pessoa, uma noite em hotel de quatro estrelas, jantar com os outros passageiros na noite anterior, o fato espacial do voo como recordação no final e um relógio suíço exclusivo que irá servir de cartão de embarque”. Aqui o preço quase triplica e um bilhete passa a custar “a partir de 6700 euros”.

Já os lugares na Zona VIP são “apenas vendidos para grupos” e incluem a oferta do mesmo relógio-"boarding pass", uma noite em hotel de cinco estrelas antes do voo, transferes, um jantar com os pilotos, uma tripulação exclusiva e acesso privilegiado aos pilotos durante o voo para acompanhar ao pormenor todo o processo. No final da experiência, os passageiros VIP terão ainda “uma reportagem fotográfica e em vídeo feita com os pilotos, poderão manter o fato espacial do voo, garrafas de champanhe e um certificado de experiência no espaço”. Os preços deste pacote de luxo estão “sob consulta”.

Sugerir correcção
Comentar