Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Martelinhos de S. João

A tradição aliou-se à originalidade e a Fundação da Juventude elegeu os melhores martelinhos de São João. As 250 propostas finalistas vão estar no Palácio das Artes, no Porto, de 16 de Junho a 7 de Julho

A menção honrosa coube a Catarina Pereira que se inspirou na azulejaria portuguesa
Fotogaleria
A menção honrosa coube a Catarina Pereira que se inspirou na azulejaria portuguesa
Peter van Click vai ao São João é o nome do martelo que venceu o primeiro prémio DR
Fotogaleria
Peter van Click vai ao São João é o nome do martelo que venceu o primeiro prémio DR

André Barata Cruz é o vencedor do “Concurso de Martelinhos de S. João”, na categoria 2D, promovido pela quinta vez pela Fundação da Juventude. Vive em Coimbra, mas conhece bem o Porto. “Peter van Click vai ao São João” é o nome do martelo original que lhe valeu o primeiro prémio, uma proposta que pretendeu “dar a ideia que o São João é de todos os cidadãos do mundo”. “Não sendo originário do Porto, quis fazer a ligação do S. João e da Cidade com o Turismo”, indicou num comunicado enviado ao JPN.

O segundo prémio foi atribuído a Daniel Roque, numa proposta inspirada no filme Aniki Bobó de Manoel de Oliveira. Natural de Torres Vedras e a residir no Porto, o vencedor quis fugir à rotina das propostas dos anos anteriores, baseadas em torno de manjericos e edifícios da cidade. A menção honrosa coube a Catarina Pereira, que se inspirou na azulejaria portuguesa.

Raquel Leitão e Olga de Almeida participaram na categoria Objetco, tendo conquistado o primeiro prémio. Em segundo lugar ficou Guilherme Dessa. Uma menção honrosa foi atribuída a Cláudia Rocha. Já na categoria de Vídeo, o vencedor foi Emanuel Barros com a proposta “Martelo para que te quero” e o segundo prémio foi para Sandra Santos com o vídeo “Romaria das Tintas”. A menção honrosa foi atribuída a Ana Isabel Correia de Pinho.

Foto
O segundo lugar foi atribuído a Daniel Roque, numa proposta inspirada no filme Aniki Bobó DR

A ideia do concurso passa por redesenhar o martelo de São João e torná-lo o mais original possível. A selecção das propostas foi feita com base em critérios como a criatividade, originalidade, experimentalismo, espírito artesanal, improvisação, relação com o tema e iconografia da cidade, tradição bairrista e popular das festas. A lista completa dos premiados pode ser consultada aqui (em pdf).

Dois mil martelos no Largo de São Domingos

Uma das novidades do concurso deste ano era a categoria instalação, em que a Porto Lazer desafiava a reinventar o tradicional martelo de plástico, símbolo das Festas de S. João, e inseri-lo na cidade, criando um novo espaço urbano. O arquitecto Miguel Costa e o artista Meireles de Pinho aceitaram o repto e criaram a peça GIRA. São os vencedores da melhor proposta na categoria “Intervenção em Espaço Urbano”, da quinta edição do concurso de Martelinhos de S. João.

A partir de uma estrutura esférica, com elementos de madeira e de metal, a instalação artística é revestida por mais de dois mil martelos de S. João. Apoiada por uma plataforma de betão, a peça vai poder ser girada pelos populares. O trabalho vai estar em exposição no Largo de São Domingos, entre os dias 16 e 26 de Junho.

A tradição e a criatividade estão no centro do Concurso Martelinhos de S. João. A iniciativa visa estimular a participação de todos os cidadãos na interpretação do tema da festa do São João do Porto. Os trabalhos vão estar em exposição de 16 de Junho a 7 de Julho no Palácio das Artes, no Porto, e os vencedores vão integrar as decorações das Festas de São João’17, no Porto.

Sugerir correcção
Comentar