WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns telemóveis a partir de 2017

A empresa sublinha que esta é a única forma de garantir um serviço de maior qualidade aos utilizadores.

Foto
Descontinuação acontece a 31 de Janeiro de 2016 Francine Orr/MCT

A partir de 2017, a empresa WhatsApp vai acabar com a aplicação – que permite a troca de mensagens instantâneas – num conjunto de telemóveis que “não oferece as capacidades necessárias para a expansão das ofertas da aplicação no futuro”.

Num comunicado, a empresa começa por assinalar os sete anos de existência e reflecte sobre a evolução do mercado das telecomunicações móveis, justificando a decisão de “apostar nas plataformas que a maioria das pessoas utiliza.

“Quando criámos o WhatsApp, em 2009, a maioria dos telemóveis era muito diferente do que é agora. A app store da Apple contava apenas alguns meses. Cerca de 70% dos smartphones vendidos tinham sistemas operativos da BlackBerry e da Nokia”, nota. “Os sistemas operativos oferecidos pela Google, pela Apple e pela Microsoft – que correspondem a cerca de 99,5% das vendas actuais – representavam menos de 25% dos telemóveis vendidos na altura”, lê-se na mesma nota.

Face à evolução do mercado e dos hábitos e escolhas dos utilizadores, a WhatsApp decidiu apostar nos sistemas operativos mais utilizados actualmente. Assim, na lista de telemóveis que a partir de 31 de Dezembro deste ano vão deixar de suportar o WhatsApp constam todos os Blackberrys, o Nokia S40, o Nokia Symbian S60, o Windows Phone 7.1 e os sistemas Android 2.1 e Android 2.2.

Alguns fóruns, nota o jornal espanhol El País, adiantam que este pode ser um sinal de que a empresa irá avançar com a opção de videochamadas.

A empresa garante que “esta foi uma decisão difícil”, mas acredita que “foi a correcta” – em prol do que diz ser uma melhor qualidade nas comunicações entre os utilizadores da aplicação. O comunicado termina com um conselho para quem tem um destes aparelhos: “troque por um aparelho Android, Apple ou Windows Phone mais actualizado antes do final de 2016”.

Sugerir correcção
Comentar