Agente do SIS detido em Roma interrogado por juiz na terça-feira

Espião português suspeito de vender segredos da NATO às secretas russas regressou a Portugal neste domingo.

Foto
Frederico Carvalhão Gil, de 57 anos, foi detido em flagrante delito DR

O agente do Serviço de Informações de Segurança (SIS) detido em Roma vai ser presente nesta terça-feira a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Central de Instrução Criminal para aplicação de medidas de coacção, disse hoje à Lusa fonte judicial.

Frederico Carvalhão Gil aterrou em Lisboa no domingo à noite, depois de a justiça italiana — designadamente o Corte d'Appello di Roma — ter autorizado a extradição do agente do SIS para Portugal em cumprimento de um mandado de detenção europeu.

Frederico Carvalhão Gil, de 57 anos, foi detido em flagrante delito, em Roma, a vender informações da NATO (Organização do Tratado Atlântico Norte) a um espião russo detentor de passaporte diplomático no âmbito da operação Top Secret, que terminou a 22 de Maio, segundo a Polícia Judiciária (PJ). O primeiro interrogatório judicial deverá ter início na manhã de terça-feira.

A investigação envolveu o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e a Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo (UNCT) da PJ, que deslocou investigadores a Itália, com a colaboração da Divisione Investigazioni Generali e Operazioni Special (DIGOS) da Policia de Stato italiana, da Interpol e do Eurojust.

Em causa estão crimes de espionagem, violação de segredo de Estado, corrupção e branqueamento relacionados com suspeitas de transmissão de informações, a troco de dinheiro, por parte do funcionário do SIS ao agente dos serviços de informações russos.

Na sequência das detenções em Roma do agente do SIS e do espião russo foram também realizadas buscas domiciliárias em Portugal. O agente dos serviços secretos russos também foi detido pelas autoridades italianas, mas na quinta-feira a Procuradoria-Geral da República ainda não tinha conhecimento de que tivesse sido proferida qualquer decisão pelas autoridades italianas.

Sugerir correcção
Comentar