Ser português por um dia: vamos passear por Lisboa e pelo Alentejo?

Ser português por um dia é uma questão de reserva: de Évora a Lisboa, os passeios organizados por Filipa e André são a lupa perfeita para tirar Portugal a limpo

Foto
Miguel Manso

Filipa Loulé e André Marinho orgulham-se de Lisboa, a cidade que os viu nascer. Conhecem-na de trás para a frente e acharam que estava na altura de a partilhar com quem não a conhecia tão bem. A ideia começou por Lisboa, mas logo se estendeu ao Alentejo. E assim nasceu a “Portuguese for a Day”, um projecto na área do turismo que organiza passeios de Évora a Lisboa.

O negócio, no activo há cerca de mês e meio, tem duas viaturas que percorrem Sintra, a serra da Arrábida, Évora, Alqueva, Ribatejo e Lisboa.

No Ribatejo, além dos passeios pela região, é possível fazer um passeio de barco e de cavalo; o mesmo acontece na barragem do Alqueva, onde é possível fazer-se, também, um passeio de barco.

Foto
André Marinho e Filipa Loulé, os criadores do Portuguese for a day DR

Além destes destinos, a Portuguese for a Day dá aos seus clientes a hipótese de escolher o percurso que quiserem, pois os fundadores têm a noção de que, às vezes, o tempo é reduzido e o interesse dos clientes passa por outros destinos que não os escolhidos pela gerência.

Os passeios estão disponíveis todos os dias, com marcação prévia, e podem ser feitos das 9 horas às 18 horas, excepto os passeios “Lisboa à noite”, entre as 19 horas e as 21 horas.

Os preços variam entre os 30 e os 95 euros por pessoa e estes incluem sempre algum extra (entradas em palácios, provas de vinho, entre outros). Para conseguir marcar estes passeios, é exigido um número minimo de dois participantes — fora o caso peculiar da viagem pelo Ribatejo, onde são exigidos três. Com este projecto, Filipa quer que “se seja português ao máximo".

Sugerir correcção
Comentar