O areal de Melres, em Gondomar, já é praia fluvial

O areal de Melres junta-se a Zebreiros e Lomba na lista de praias fluviais do concelho.

Foto
O concelho de Gondomar tem duas praias fluviais na Lomba e em Zebreiros Fernando Veludo/Arquivo

O areal de Melres, concelho de Gondomar, foi classificado como "praia fluvial", uma "ambição quer da população quer da câmara" como indicou esta sexta-feira o vereador Carlos Brás que aponta ter o espaço pronto para a próxima época balnear. 

A praia de Melres fica localizada na margem norte do Douro, rio que neste concelho tem uma extensão de 37,5 quilómetros, e uma portaria publicada esta sexta-feira em Diário da República confirma a pretensão da autarquia de Gondomar que tinha apresentado uma candidatura à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no ano passado. 

"Esta classificação corresponde a um sonho antigo da população e fecha a grande estratégia da câmara sobre praias fluviais. Corresponde à nossa grande aposta que é a de reabilitar a margem do Douro e colocá-la ao serviço de todos, dotando-a de condições", disse à agência Lusa o vereador do Turismo e do Património, Carlos Brás. 

Segundo o autarca, Melres vai agora receber alguns melhoramentos, nomeadamente ao nível das acessibilidades, criação de condições para nadadores salvadores e áreas de estacionamento para as entidades que prestam apoio à praia como os Bombeiros Voluntários ou a Polícia Marítima. 

Carlos Brás tem expectativa que tudo esteja pronto antes de 16 de Junho, data em que arranca a época balnear. A partir deste momento o concelho de Gondomar, distrito do Porto, tem três praias fluviais designadas, uma vez que Zebreiros e Lomba já tinham sido antes classificadas. 

Uma nota camarária aponta que o Município de Gondomar garante a segurança durante a época balnear, através da presença de dois nadadores salvadores em permanência, em cada uma das três praias. 

Já Carlos Brás revelou, ainda, que em Zebreiros estão a decorrer obras que visam a criação de melhores condições de acessibilidade às praias e arranjos devido a estragos que ocorreram no período de maior mau tempo. 

"Para nós a aposta na zona costeira é muito importante tanto para promover o turismo, como a segurança", concluiu o vereador. 

Sugerir correcção
Comentar