O primeiro do Rock

Quem foi a pessoa que inventou sozinha o rock n'roll? Foi Chuck Berry. Tocava a guitarra como um deus, dançava com ela como ninguém e escrevia as excelentes músicas e as letras das canções que tocava e cantava maravilhosamente.

Lembro-me de ir ouvir Chuck Berry por causa dos primeiros álbuns dos Beatles. Quem era este autor do Roll Over Beethoven? Os Beatles gostavam tanto de Chuck Berry que até acho que a versão deles do Rock and Roll Music é superior à do próprio Chuck Berry: um caso único.

Johnny B.Goode é, para mim, a melhor canção de rock n'roll de sempre. Fui ao YouTube vê-lo a interpretar a canção e senti a mesma excitação sublime que tenho sempre que ouço a canção, desde os meus 8 anos de idade.

Tinha ouvido Chuck Berry mas nunca o tinha visto. Como é que alguém que está a tocar e a cantar tão bem consegue dançar tão engenhosamente ao mesmo tempo? Never Can Tell, Memphis, Tennessee, Sweet Little Sixteen, Nadine, Maybellene... vê-lo a interpretar estas canções mostra-nos a força que pode ter o verbo interpretar. É um colosso de expressão verbal, musical e corporal. Para mais vê-se que modifica as interpretações conforme a leitura que vai fazendo das reacções do público. É um milagre.

Chuck Berry é o grande autor completo da música popular que mais corre o risco de ser desrespeitado. Em Outubro o criador do rock n'roll - nem vou mencionar os nomes acintosamente citados para tentar apagar este facto - fará 90 anos. Celebre-se já!

 

Sugerir correcção
Comentar