Movpak, a mochila que é um veículo eléctrico

Dispositivo foi criado por três brasileiros residentes em Miami. Há uma campanha de "crowdfunding" a decorrer

Chamam-lhe “o primeiro veículo eléctrico portátil que é uma mochila” e querem transformá-lo na solução preferida dos passageiros urbanos. O Movpak, criado por uma equipa liderada por três brasileiros residentes em Miami, está a ser um sucesso numa campanha de “crowdfunding”.

A ideia foi ter um vários em um: uma mochila para usar às costas, arrastar ou “pilotar”. O Movpak tem dois motores integrados na interior da roda, o que o torna “mais forte e seguro”, e é comandado por controlo remoto. Para usar este “transporte”, não é preciso ser skater ou dominar as artes do equilíbrio: basta subir à plataforma e, com um pequeno comando, acelerar ou travar.

Este “skate eléctrico” pode atingir os 24 km/h e tem uma autonomia de cerca de 15 quilómetros. No “crowdfunding”, cujo valor inicial já foi largamente ultrapassado, é possível comprar o Movpak por 699 dólares (cerca de 628 euros). Depois da campanha o preço vai subir para os 1200 dólares (1078 euros, aproximadamente).

Foto
Com uma aplicação, é possível ligar o telefone, via wi-fi, à mochila Movpak

Com uma aplicação, é possível ligar o telefone, via wi-fi, ao Movpak e, graças ao altifalante e microfones embutidos, o utilizador pode falar directamente para a mochila, perguntando, por exemplo, qual o caminho para determinado local. Esse mesmo altifalante pode também ser útil para quem quiser ouvir a sua “playlist” durante as viagens: basta ligar um dispositivo, por wi-fi.

O carregador USB integrado no Movpak permite carregar o telemóvel “por mais de dez vezes” e uma luz interna promete facilitar as buscas dentro da mochila.

Para a tornar mais versátil, os criadores Hugo Dourado, Felipe Junquilho e Ivo Machado pensaram numa solução que permite usar a mochila sem rodas e motor — e há vários formatos e cores disponíveis.

Sugerir correcção
Comentar