Rotas da Ilha Verde : As rotas vegetarianas de São Miguel

Quando Catarina Ferreira chegou à Rotas da Ilha Verde, há 12 anos, este era um salão de chá. Veio com o seu artesanato que aqui, aí, encontrou um canto. “Como cozinhava vegetariano, propus fazer uns pratos aqui”, recorda. A adesão foi grande, “correu logo muito bem”.

E, então, há 10 anos, o nome manteve-se mas surgiu o primeiro, e até agora único, restaurante vegetariano de São Miguel. “Antes era peixe ou nada.” Agora podem ser panquecas de milho, estufado de grão com beringela ou creme de ervilha, por exemplo – estes são os pratos do dia em que lá estivemos escritos numa lousa à entrada.

“A nossa inspiração é pegar em ingredientes da época e produtos da terra e fazer cozinha regional”, explica: “Temos ‘bife à regional’, mas feito com seitan”.

O bolo de chocolate é o segredo mais bem guardado – e afamado. Todos os dias servem-se 90 a cem refeições diárias e à hora do almoço “é uma sanha”.

O passar da palavra e as redes sociais garantiu ao Rotas da Ilha Verde entrada nos roteiros mais ou menos formais sobre a ilha e apresenta-se como uma casa antiga, portas abertas na Rua Pedro Homem, bem perto do centro da cidade em pleno O Quarteirão.

São duas salas, uma a mirar a rua em portas-janelas, vestidas de móveis antigos, desirmanados e paredes cobertas de pratos, formas de cozinha, rolos da massa sob um “céu” (ou seja, um tecto) azul.

Rotas da Ilha Verde
Rua Pedro Homem, 49
Ponta Delgada
Tel.: 296628560
www.facebook.com/pages/Rotas-Da-Ilha-Verde

PUB PUB

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.