Angelina Jolie vai ser professora em curso sobre violência sexual

Actriz vai juntar-se à London School of Economics como professora temporária no novo curso Mulheres, Paz e Segurança

Foto
Umit Bektas/Reuters

Depois de confirmar a sua participação na sequela do filme “Malévola”, Angelina decidiu juntar ao seu currículo mais uma profissão ao aceitar o convite para leccionar numa das universidades mais prestigiadas do mundo: a London School of Economics. Segundo a revista People, a actriz de 40 anos  fará parte de um grupo de quatro professores temporários que vão dar aulas no curso Mulheres, Paz e Segurança, curso que procura estratégias para combater a violência sexual em situações de conflito.

“Fiquei bastante encorajada pela criação deste programa. Espero que outras instituições académicas sigam este exemplo, visto que é vital amplificarmos as discussões acerca dos direitos das mulheres e ver o que podemos fazer para acabar com a impunidade dos crimes que, desproporcionalmente, atingem as mulheres, como a violência sexual em conflitos”, afirmou em comunicado Angelina.

A actriz, directora, produtora, modelo e actual embaixadora da UNHCR’s Special Envoy — United Nations High Commissioner for Refugees, organização que protege os direitos e o bem-estar dos refugiados de todo o mundo — afirma estar “ansiosa” por ensinar e aprender com os estudantes, de maneira a que seja possível também partilhar as experiências que teve a trabalhar com os governos mundiais e com as Nações Unidas.

A nova professora da universidade britânica tem o seu “visto” como visitante temporária, mas o seu cardápio enquanto hóspede abrange um leque variado de actividades, entre elas palestras, leituras e, claro, as aulas, que se vão focar nos direitos das mulheres, na igualdade de género e na paz e segurança mundial. Para além destas, a actriz promete ainda dedicar-se ao desenvolvimento de pesquisas, projectos, "workshops" e organização de eventos.

Segundo a plataforma digital Quartz, o curso é o primeiro do género em todo o mundo e é fruto de uma parceria entre a universidade e o Centro Mulher, Paz e Segurança. As aulas estão previstas começar no Outono do ano lectivo 2016/2017. Jolie Pitt já se tinha lançado em trabalhos relacionados com estas temáticas quando, em 2012, lançou a iniciativa “Prevenção da Violência Sexual”, juntamente com o político britânico William Hague.

A violência sexual durante os conflitos foi, recorde-se, o tema da estreia de Angelina como realizadora, em "In the Land of Blood and Honey" (ver "trailer" à esquerda), um filme que abordava o tema das violações em série durante os três anos da guerra na Bósnia. Nessa altura, estimam as Nações Unidas, foram violadas entre 20 a 50 mil mulheres. 

Sugerir correcção
Comentar