Sorry é mesmo de Justin Bieber? O juiz decide

Os primeiros oito segundos da canção replicam um riff do projecto White Hinterland, aponta a acusação formalizada esta quinta-feira.

Foto
Justin Bieber na cerimónia dos Billboard Awards, a 22 de Maio MARIO ANZUONI/REUTERS

Justin Bieber e os co-autores do seu hit de 2015, o incontornável Sorry, estão a ser processados por alegado plágio de um riff de voz que a artista indie White Hinterland diz ter usado um ano antes numa canção sua, Ring the bell.

 

Numa queixa tornada pública esta quinta-feira, e que deu entrada num tribunal de Nashville, no Tennessee, Casey Dienel, a artista por trás do projecto White Hinterland, vem acusar Bieber de violar os direitos de autor relativos à sua canção, ao usar em Sorry um riff "virtualmente igual" ao que se ouve no início de Ring the bell sem que para o efeito tenha solicitado a sua permissão. Além de Bieber, são também visados o produtor Skrillex e a editora Universal Music. Até ao momento, nenhum dos acusados quis comentar as acusações.

Segundo Dienel, Sorry, que tem mais de 1,42 mil milhões de visualizações no YouTube, reproduz "as características únicas e especiais do riff vocal feminino" da sua canção, que é usado nos primeiros oito segundos do tema de Bieber e por diversas vezes até ao final. A cantora acrescenta que até a revista do New York Times sublinhou o carácter distintivo desse riff quando elogiou – num artigo publicado a 13 de Março, 25 Songs That Tell Us Where Music Is Going –, a canção de Bieber pelo seu "arpeggio", então comparado a "uma brisa suave no cérebro" do ouvinte. Sorry aparecia em primeira posição nessa lista.

Dienel argumenta também que tentou discutir uma solução com Bieber, mas que ele "ignorou" as suas reivindicações e se recusou a falar. A acusação agora formalizada refere prejuízos diversos, visando também os lucros gerados por Sorry.

Os processos por plágio começam a ser cada vez mais comuns na indústria musical. Na semana passada, também Kanye West foi processado por alegadamente ter ido buscar parte da canção New slaves, de 2013, a um cantor húngaro. E a 14 de Junho próximo dois históricos dos Led Zeppelin, Robert Plant e Jimmy Page, enfrentam um julgamento em que se decidirá se de facto roubaram os acordes iniciais de Stairway to heaven a um instrumental (Taurus, dos Spirit) gravado quatro anos antes.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários