Fenprof vai processar JSD por ter comparado Mário Nogueira a Estaline

JSD alega que está em curso uma "nacionalização do ensino" e por isso recorreu à figura de Estaline. Mário Nogueira diz que se sente ofendido por o terem associado a um "criminoso".

Foto
O cartaz da JSD DR

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) anunciou nesta terça-feira que vai “avançar com um processo jurídico contra a JSD”, na sequência do cartaz divulgado no site da Juventude Social-Democrata, na segunda-feira, no qual o secretário-geral da maior organização sindical de professores aparece vestido como o ditador soviético Joseph Estaline. Neste cartaz, Nogueira aparece acompanhado, num plano mais recuado, pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que aparece apresentado como uma marioneta.

"Isto Stalin(do) está", lê-se no cartaz da JSD, que tem ainda como legenda a seguinte frase: “Foi nisto que votou?”. A esta interpelação seguem-se os símbolos do PS, BE e PCP, identificados como “coligação de esquerda. Por enquanto o cartaz ainda é só “virtual”, mas em comunicado, divulgado nesta segunda-feira, a JSD não põe de parte a possibilidade de esta imagem ser reproduzida em cartazes de rua.

Para a Fenprof, esta ilustração “fere o bom nome da federação e, através desta, dos associados dos seus sete sindicatos”, razão pela qual decidiu processar a organização juvenil do PSD, a quem acusa de ter protagonizado uma “ofensa grave”. Em declarações ao PÚBLICO, Mário Nogueira considerou normal o facto de se sentir esta comparação como uma ofensa.  "Estranho seria que não me sentisse ofendido quando me põem disfarçado de um sujeito, que foi um criminoso" , disse, numa acusação a Estaline que dificilmente seria assumida nestes termos por todos os dirigentes do PCP. 

O secretário-geral da Fenprof disse, contudo, que não está a ponderar avançar com uma acção pessoal contra a JSD, porque considera que esta compete à organização que é posta em causa, no caso a Fenrpof, mas também por se ter "habituado, talvez por ser professor, a dar algum desconto a garotos imberbes". Para Mário Nogueira, o cartaz da JSD é exemplo de uma velha prática: "Quem não tem mais argumentos tende a recorrer ao insulto e às ofensas pessoais". Mas frisa que a JSD ultrapassou os "limites da decência" e por isso terá de estar preparada para arcar com as consequências. "Para se ser homem, não basta vestir calças", avisou.

No seu comunicado, a JSD apresenta a iniciativa como uma resposta à recente decisão do Ministério da Educação de reduzir o financiamento aos colégios com contratos de associação que se encontram na vizinhança de escolas públicas. O ME alega que deste modo está a aplicar o princípio que esteve na base destes contratos, que começaram a ser celebrados nos anos 80 para garantir ensino gratuito nas zonas onde não havia oferta pública, evitando assim que o contribuinte pague duas vezes pelo mesmo serviço. “O respeito pelo Orçamento de Estado exige-nos que o usemos no que é necessário e não no redundante”, justificou o ministro durante uma das suas várias audições no Parlamento.

Segundo a JSD, a escolha de Estaline serve de “alusão àquilo que é a nacionalização cega do ensino em Portugal, que está em curso neste momento”. "Portugal deve desenvolver o melhor modelo educativo para cada criança e jovem português. E o melhor modelo não é o que agrade mais ao comunista Mário Nogueira, que há muitos anos que não sabe o que é dar aulas. O melhor modelo não é o que mais agrade aos presidentes de câmara, ao ministro da Educação, aos directores de colégios ou qualquer outro interveniente nesta polémica. O melhor modelo é aquele que prepare melhor as crianças e jovens portugueses”", afirma ainda no comunicado divulgado nesta segunda-feira.

Nesta nota, a JSD acusa também o Governo, que classifica como “proto comunista”, de estar a mentir em relação aos custos envolvidos no fim dos contratos de associação celebrados com os colégios privados. “Quantos milhões mais custará rasgar os contratos de associação que o Governo decidiu incumprir? “, interpela, para acrescentar depois que “só há sobreposição de oferta quando existem professores contratados nas escolas sem ocupação”.

A JSD questiona ainda a razão pela qual se decidiu construir escolas novas onde já existiam colégios com contratos de associação, uma pergunta para a qual sugere uma resposta: “Atendendo ao papel do Partido Socialista no festival da Parque Escolar e a sua relação com empresas de construção, a justificação parece estar implícita”.

O PÚBLICO está à espera de saber se Tiago Brandão Rodrigues também tenciona reagir ao cartaz onde aparece como uma marioneta de Mário Nogueira, uma comparação que tem sido utilizada várias vezes pela oposição.

Sugerir correcção
Ler 82 comentários