Tartaruga recebe nova carapaça impressa em 3D

Grupo de veterinários e designers “Animal Avengers” entrou em acção e criou uma carapaça impressa em 3D especialmente para Freddy

Foto
DR

Durante um incêndio florestal no Brasil, uma tartaruga de pequeno porte ficou com a carapaça gravemente danificada. Freddy — assim foi baptizado o animal — foi resgatado após longos dias sem alimento e receber uma carapaça personalizada impressa em 3D.

“Foi a primeira tartaruga do mundo a receber uma carapaça totalmente reconstruída e a primeira criatura que nós, enquanto grupo recém-formado de salvadores de animais, decidimos ajudar”, explicou Cicero Moraes ao “Daily Mail”. Cicero é designer e um dos elementos do grupo “Animal Avengers” de São Paulo.

Estes super-heróis são veterinários, cirurgiões e designers e decidiram dedicar-se ao resgate de animais com problemas. Para a tartaruga Freddy, o designer desenvolveu uma carapaça impressa em plástico feito a partir de milho com recurso a uma impressora 3D.

Inicialmente, a nova carapaça era branca e, por isso, tornava o animal mais visível e vulnerável. Daí que tenham pedido a intervenção de um artista para pintar a prótese e imitar os padrões que uma carapaça normalmente apresenta. O animal está agora ao cuidado de um dos veterinários que ajudaram com a construção da prótese.

A partir de São Paulo, os “Animal Avengers” já reconstruíram, artificialmente, bicos para três tucanos, um papagaio e um ganso.

Sugerir correcção
Comentar