Siza em Veneza num reencontro de vizinhos

O Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza é inaugurado nesta quarta-feira. Com Siza a assistir ao convívio entre os moradores da obra que projectou na Giudecca e os que alojou no Porto, em Berlim e em Haia.

Fotogaleria
Álvaro Siza no bairro de Haia Nicolò Galeazzi
Fotogaleria
Álvaro Siza no bairro da Giudecca Nicolò Galeazzi
Fotogaleria
Álvaro Siza no bairro da Giudecca Nicolò Galeazzi
Fotogaleria
Álvaro Siza no edifício Bonjour Tristesse, em Berlim Nicolò Galeazzi
Fotogaleria
Álvaro Siza no bairro da Bouça, no Porto Nicolò Galeazzi
Fotogaleria
Álvaro Siza no bairro da Bouça, no Porto Nicolò Galeazzi
Fotogaleria
Cartaz do Pavilhão de Portugal na Giudecca DR
Fotogaleria
Estaleiro da obra do edifício de Siza na Giudecca Nicolò Galeazzi
Fotogaleria
Desenho de Aldo Rossi Cortesia Bienal de Veneza
Fotogaleria
Simulação da cerca exterior do edifício em construção na Giudecca DR
Fotogaleria
Os curadores do Pavilhão de Portugal, Nuno Grande e Roberto Cremascoli Marco Duarte

“Aconteça o que acontecer, do ponto de vista da satisfação pessoal, nós já temos o nosso Leão de Ouro: de uma obra parada há seis anos, vamos conseguir que ela seja terminada e os apartamentos sejam entregues aos moradores. Por isto, já valeu a pena”.

É com um misto de desprendimento e confiança que Nuno Grande e Roberto Cremascoli se referem à presença oficial portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza, que é inaugurada esta quarta-feira com a presença do primeiro ministro António Costa na ilha da Giudecca, com Álvaro Siza como figura em foco.

Talvez porque “a necessidade aguça o engenho”, para pegar num ditado bem português, a ausência de um espaço físico permanente do nosso país em Veneza levou aqueles curadores, respondendo a um convite da Direcção-Geral das Artes feito no Verão passado, a encontrar uma alternativa imaginativa para representar a arquitectura portuguesa no evento. Avançaram com o projecto Neighbourhood – Where Alvaro meets Aldo, que é como quem diz, um encontro de vizinhos e de amigos, que levou Siza de regresso a quatro lugares e quatro momentos marcantes na sua carreira e na sua preocupação com a habitação social: o Bairro da Bouça, no Porto; o edifício Bonjour Tristesse, em Berlim (Schlesisches Tor); o bairro Scielderswijk, em Haia; e o Campo de Marte, na Giudecca.

E foi o projecto que o arquitecto português elaborou para a ilha veneziana em meados da década de 1980, e cuja construção haveria de ficar a meio na sequência de vicissitudes diversas, que o “Pavilhão de Portugal” quis agora retomar, em colaboração com os responsáveis locais.

Um pouco à imagem do que aconteceu com o Bairro da Bouça – um projecto anterior ao 25 de Abril de 1974, que a seguir à Revolução integrou o programa SAAL, mas só seria concluído em 2006 –, o programa Neighbourhood teve agora como principal objectivo retomar e concluir o complexo de habitação social na Giudecca, que ficara mais ou menos a meio, tendo sido apenas concluídos um edifício de Siza e dois outros que, a convite do arquitecto português, foram desenhados pelos italianos Aldo Rossi (1931-1997) e Carlos Aymonino (1926-2010), estando também por concretizar o do espanhol Rafael Moneo.

O segundo edifício de Siza, o de Moneo e a praça que os liga no chamado Campo de Marte – que incluirá uma fonte desenhada por José Pedro Croft, já escolhido como representante português para a Bienal das Artes do próximo ano – irão ser concluídos na sequência da iniciativa portuguesa para a Bienal que começa esta semana – a inauguração oficial sendo no dia 28.

A batalha da arquitectura

Na véspera de partirem para Veneza, na semana passada, Nuno Grande e Roberto Cremascoli mostraram ao PÚBLICO fotografias que davam conta da preparação do Pavilhão de Portugal, com o edifício que se encontrava em tosco desde há meia dúzia de anos já resguardado por uma cerca e uma rede de obra, e as paredes limpas dos graffiti que ao longo do tempo foram ilustrando o descontentamento da população.

“Na Giudecca, o pessoal já anda a dizer que um ‘Senhor’ vindo de Portugal comprou a zona para acabar a obra”, diz Roberto Cremascoli, arquitecto italiano radicado no Porto há anos, acrescentando que esta é uma situação curiosa, e que contrasta bem com o significado popular da palavra “portughese”, que na sequência da embaixada que D. Manuel I enviou ao Papa Leão X, em 1514, passou a identificar os “penetras”, aqueles que entram sem pagar…

História(s) à parte, Neighbourhood responde de forma inovadora ao desafio que o comissário chileno Alejandro Aravena lançou para a edição deste ano da Bienal, sob o mote Reporting from the Front. “A ideia da arquitectura como uma batalha está expressa no nosso projecto: fomos para uma frente urbana, onde as pessoas estão habituadas a protestar, e mesmo que elas possam não reagir bem no imediato, a verdade é que, no final, irão perceber que foi uma dádiva, modesta, despretensiosa, mas que lhes permitiu acabar uma obra interrompida”, diz Nuno Grande.

Em simultâneo com o retomar das obras – e a expectativa é que, no final do próximo ano, sejam entregues aos moradores 19 novos apartamentos, a acrescentar aos 32 actualmente já em uso, nos edifícios projectados por Siza –, o Pavilhão de Portugal, instalado no rés-do-chão do edifício em estaleiro, vai acolher a exposição Neighbourhood – Where Alvaro meets Aldo.

Numa sequência de cinco espaços – antecipam os curadores –, o primeiro será “uma sala celebrativa” do encontro do arquitecto português com Aldo Rossi, um nome fundamental da arquitectura italiana e mundial, de quem Siza se tornou muito próximo desde que se encontraram na Bienal de Veneza de 1976: terá documentos, desenhos, projectos e fotografias também relativas aos próprios projectos da Giudecca.

As quatro salas seguintes documentarão o regresso de Siza, entre 31 de Janeiro e 14 de Março, às habitações que desenhou para o Porto, Veneza, Haia e Berlim: terá os projectos de cada edifício, fotografias antigas e actuais (estas feitas por Jordi Burch e Nicolò Galeazzi), e quatro documentários relativos às visitas do arquitecto a cada bairro, registadas na série intitulada Vizinhos pela jornalista da SIC Cândida Pinto (que serão transmitidos por esta estação nos próximos dias 28 e 29, 4 e 5 de Junho).

Nem doutrina, nem demagogia

Com o projecto Neighbourhood, diz Nuno Grande, o Pavilhão de Portugal “não quer fazer doutrina, muito menos demagogia”. “Queremos mostrar como é que Álvaro Siza pensou estes quatro bairros, em quatro contextos completamente diferentes, e como eles foram apropriados pelas respectivas culturas, muitas delas não-europeias, como no caso de Haia, que é um bairro muçulmano com mais de metade dos seus moradores sendo turcos, marroquinos, angolanos, cabo-verdianos, do Suriname...”

“É um bairro muito estigmatizado pela actual política de direita que dirige a cidade, que acha que aquilo é um gueto – chamam-lhe mesmo ‘o triângulo da sharia’”, nota o curador. “A verdade é que nós fomos lá com o Siza, entrámos no bairro e nas casas, vimo-las bem tratadas, jogámos futebol com os miúdos, e não sentimos nada dessa violência”.

Nuno Grande realça que a exposição que esta quarta-feira abre ao público irá permitir confrontar e debater, a partir das viagens aos quatro bairros citados, questões que hoje estão na ordem do dia da arquitectura, do urbanismo, mas também da política. “Estes quatro bairros são o retrato do que é a Europa, hoje; neles podemos sentir as tensões que actualmente se vivem em qualquer cidade europeia multicultural”, nota o arquitecto e professor, citando, como exemplo, temas como a gentrificação, como se pode verificar na Bouça e em Berlim, a guetização, como em Haia, ou a turistificação, como em Veneza – onde a Giudecca surge ainda como um lugar de algum modo preservado da massificação turística que desde há décadas marca o dia-a-dia da mítica cidade italiana.

“Os residentes da Giudecca estão com medo do turismo, e não querem mais glamour; aliás, costumam dizer que a ilha é o único lugar na cidade onde ainda vivem verdadeiros venezianos”, diz Roberto Cremascoli. 

Sugerir correcção
Comentar