Eagles Of Death Metal retirados do cartaz de festivais por afirmações polémicas

Dois festivais franceses retiraram o grupo dos seus cartazes por não concordarem com as declarações de Jesse Hughes, o vocalista, que alega cumplicidade entre os seguranças do Bataclan e os terroristas nos ataques de Novembro passado.

Foto

Alguns meses depois dos ataques terroristas na sala de espectáculos Bataclan, em Paris, em Novembro do ano passado, durante um concerto do grupo Eagles Of Death Metal, o vocalista Jesse Hughes deu uma entrevista polémica, na qual dizia que apoiava o uso de armas, referindo que, se alguém estivesse armado no local, poderia ter evitado a tragédia, ao mesmo tempo que sugeria que os seguranças da sala poderiam estar envolvidos no ataque.

Alguns dias depois acabaria por pedir desculpas, assumindo que as afirmações haviam sido insensatas, enquanto os responsáveis pelo Bataclan repudiavam o que havia dito, enaltecendo a acção dos seus funcionários e garantido que tinham evitado males ainda maiores. O assunto parecia esquecido, mas eis que Jesse Hughes voltou à carga há dias declarando à publicação digital Taki’s Magazine ser sua convicção que os terroristas estariam na sala antes do incidente e que haveria cumplicidade entre os seguranças e os atacantes. Destacou também que havia muçulmanos a celebrar nas ruas, pouco depois dos atentados, e que os ataques teriam acontecido por "inveja árabe".

Após estas declarações dois festivais de música franceses (Rock en Seine e Cabert Vert) escreveram uma declaração conjunta onde é dito que as apresentações do grupo previstas para Agosto haviam sido canceladas por discordarem por completo das declarações de Hughes. Até ao momento, e depois de efectuadas investigações pelas autoridades, as teses do cantor dos Eagles Of Death Metal nunca foram comprovadas.

Sugerir correcção
Comentar