Novo nome da CP Carga já está a ser usado por outra empresa

Afinal havia outra. A Medlog Logística Farmacêutica enviou carta à administração da operadora ferroviária por estar a utilizar a mesma designação.

Foto
Adriano Miranda

A Medlog – Transportes & Logística, apresentada oficialmente na passada segunda-feira para designar a antiga CP Carga tem, afinal, o mesmo nome de outra empresa já existente no mercado - a Medlog Logística Farmacêutica. Trata-se de uma sociedade anónima que opera igualmente na logística e que faz a distribuição de medicamentos para o grupo Cooprofar.

“Tendo o nosso grupo tomado conhecimento através do evento do lançamento organizado pela CP Carga da sua nova marca, e que foi divulgado pela comunicação social, foi enviada uma carta para o Conselho de Administração alertando para o facto da existência de um operador no sector com a mesma designação”, disse ao PÚBLICO fonte da Cooprofar.

O grupo diz ainda que a intenção da CP Carga “de exercer actividades de transportes e logística sob a marca Medlog conflitua directamente com a identificação utilizada desde 2005” pela organização “pelo que não poderá existir no mercado uma outra designação igual”.

A Medlog Logística Farmacêutica é conhecida no mercado da logística, tendo inclusivamente recebido já diversos prémios nesta área.

A Coopfrofar diz acreditar que a utilização do nome se deveu “a um lapso no estudo de mercado da CP Carga” e espera que a transportadora ferroviária adopte agora outra marca. Acrescenta que “estará sempre disposta a defender a sua designação Medlog no mercado dos transportes e logística”.

Carlos Vasconcelos, presidente da MSC Portugal (que comprou a CP Carga), confirmou ao PÚBLICO que foi contactado “por uma terceira entidade a reivindicar a propriedade exclusiva da marca Medlog em Portugal”. No entanto, diz que essa propriedade não apareceu nas buscas para o registo da marca. “Estamos neste momento a investigar o assunto e pretendemos trabalhar em estreita colaboração com aquela empresa no sentido de encontrarmos a solução mais satisfatória”.

A mudança do nome CP Carga fazia parte do caderno de encargos da privatização e, por isso, a MSC já tinha registado provisoriamente a empresa com o nome de Medrail. A nova marca Medlog – e que seria definitiva – foi apresentada no sábado passado aos trabalhadores da empresa no Entroncamento e aos clientes da empresa e à comunicação social na segunda-feira.

O nome resultou de um concurso interno no qual os trabalhadores foram convidados a propor a nova designação. O vencedor, um operador de apoio da CP Carga em Contumil (Porto), ganhou um cruzeiro no Mediterrâneo. 

Sugerir correcção
Comentar