Surto de Zika em Cabo Verde veio das Américas

Análise genética do vírus liga-o ao Brasil. Há 7557 casos suspeitos e três recém-nascidos com microcefalia associados ao surto no arquipélago cabo-verdiano.

Foto
O vírus Zika é transmitido pelo mosquito Aedes Nelson Almeida/AFP

O vírus Zika que está a causar um surto no arquipélago de Cabo Verde desde 2015 pertence à estirpe asiática e é originário das Américas, onde decorre uma grande epidemia de Zika, avança um comunicado desta sexta-feira da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Instituto Pasteur de Dakar, no Senegal, sequenciou o genoma do vírus que assola o arquipélago cabo-verdiano e comparou o seu ADN com outras amostras de vírus. O Zika, transmitido por mosquitos Aedes, é original de África, e foi isolado pela primeira vez em 1947. Passadas algumas décadas tinha sido descoberto no Sudeste Asiático. E nos últimos anos atravessou os arquipélagos do oceano Pacífico até ter atingido a América do Sul, onde está a causar microcefalia nos recém-nascidos de uma percentagem de grávidas que infecta. Segundo a OMS, o vírus poderá atingir a Europa nos próximos, sendo esse risco considerado alto para a ilha da Madeira.

Os resultados do Instituto Pasteur mostraram que o vírus de Cabo Verde veio provavelmente do Brasil, onde o Zika poderá ter chegado logo em 2013, apesar de as primeiras amostras do vírus serem apenas de 2015. Em Cabo Verde, já há 7557 casos suspeitos de Zika e três recém-nascidos com microcefalia associados à epidemia.

“A descoberta causa preocupação porque é mais uma prova de que o surto se está a espalhar para lá da América do Sul e está às portas de África”, diz Matshidiso Moeti, director-regional da OMS para a África, citado no comunicado daquela instituição. “Esta informação vai ajudar os países africanos a reavaliar o seu nível de risco e a adaptarem-se e aumentarem os seus níveis de prevenção.”

Há algumas diferenças genéticas entre o vírus asiático, que está a atingir dezenas de países na América do Sul e Central, e o vírus original encontrado em África na década de 1940. Mas não se sabe se as estirpes actuais de África causam o mesmo tipo de sintomas e problemas do que a estirpe asiática, incluindo a microcefalia.

O Zika é muitas vezes assintomático. Porém, pode causar febre, dores de cabeça e borbulhas. Pensa-se também que está por trás do aumento de casos de síndrome de Guillain-Barré – onde os nervos periféricos são atacados pelo sistema imunitário, deixando temporariamente as pessoas com dificuldades de se mexerem.

Sugerir correcção
Comentar